Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência / HUMANIZAÇÃO

04 de Junho de 2021 10h59

Ação de abordagem aos imigrantes resulta na sensibilização de quatro famílias

04/06/2021

CAROLINA MIRANDA

A equipe abordagem social juntamente com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá, percorreram nos últimos dias os principais locais de concentração de imigrantes acompanhados por crianças. Geralmente, às margens dos canteiros, rotatórias ou vias movimentadas da cidade.

No último dia 28, foram abordadas cinco famílias, totalizando cinco adultos e quatro crianças. Desse montante, apenas  uma  família recusou o convite da equipe evadindo do local. As demais entenderam o propósito da Prefeitura de Cuiabá de  sensibilizar e informar sobre a rede de atendimento existente no município e a respeito da proibição da exposição de crianças. Esse trabalho de abordagem integra a rotina de trabalho da Assistência Social

As famílias encontradas passam por uma entrevista social para coleta de informações como dados pessoais, endereço, telefone para contato, se recebem algum benefício social e se estão sendo atendidos junto à Casa Pastoral do Migrante, conhecida como referência a essa população.  Por ser um momento de enfrentamento a pandemia do novo Coronavírus, orientações sobre as principais formas de prevenção e cuidados são repassadas.

Para facilitar a comunicação, recebem orientações impressas, devidamente traduzidas para a língua espanhola dos principais artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069/1990.

A coordenadora de Proteção Social Especial, Maggie Carolina conta que, quando é feita a abordagem, os imigrantes recebem orientações quanto aos procedimentos para se cadastrarem através dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS para participação nos programas sociais do Governo. “A nossa intenção é orientar essas pessoas. Eles podem usar as ruas, o que não pode ocorrer é expor as crianças para sensibilizar as pessoas para doação”, disse Maggie.

Ela explica ainda que, durante essa abordagem, quando existe a aceitação da família abordada, a equipe faz o acompanhamento até a residência, onde é feita a entrega de cestas básicas e cobertores. Ao final é realizado o cadastramento que será direcionado as unidades de CRAS para posterior acompanhamento.

“A equipe toma todo o cuidado e respeita o limite, percebendo até onde pode chegar. Queremos apenas sensibilizar essas famílias sobre a exposição dessas crianças e jamais atrapalhar quem está trabalhando de forma autônoma”, acrescentou a coordenadora.

Os pontos visitados foram as avenidas: Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA), Mato Grosso, Presidente Marques, Getúlio Vargas, Trevo do Santa Rosa, Isaac Póvoas, Fernando Côrrea e Beira Rio.

A Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência realiza continuamente ações de abordagem à população imigrante que leva essas crianças pras ruas em Cuiabá.

“Esse é um trabalho que não vai parar por aqui. O “Projeto Quero te Conhecer Imigrantes” pretende sensibilizar o maior número possível de população imigrante aqui em Cuiabá”, conclui a secretária adjunta de Assistência Social, Clausi Barbosa.