Ordem Pública / Guarda Municipal

02 de Setembro de 2014 16h59

Câmara de Cuiabá aprova criação da Guarda Municipal

02/09/2014

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A criação da Guarda Municipal de Cuiabá foi aprovada na manhã de hoje (02) pela Câmara de Vereadores. Com cinco abstenções, 18 votos a favor e apenas um contra, o projeto altera a Lei Complementar nº 225, de 29 de dezembro de 2010 e dá outras providências.

“Decidimos criar a Guarda Municipal mediante a necessidade da população em ter maior segurança na Capital. Queremos colaborar efetivamente neste aspecto e sabemos que a criação desta guarda vai contribuir para a redução da criminalidade na nossa cidade”, disse Mauro Mendes.

Durante a votação, o projeto que cria a nova força obteve uma emenda, criada pelos vereadores Adilson Levante e Leonardo Oliveira.

“Propomos que anualmente os policiais que compõem a Guarda Municipal façam testes psicológicos para portarem armas. Isso contribui para uma maior segurança tanto da população como dos próprios profissionais”, afirmou Leonardo Oliveira.

Para o secretário municipal de Apoio à Segurança Pública, Eduardo Henrique Souza, essa vitória na Câmara Municipal revela a importância que a nova força terá para a proteção do cidadão e das comunidades.

“Mauro sempre teve o sonho de criar a Guarda Municipal, como forma de intensificar os cuidados à população e estamos contentes por saber que este projeto vai sair do papel. Nossos guardas receberão um treinamento diferenciado, buscando a origem dos crimes, fazendo levantamento nos bairros, para que assim possam exercer a segurança de maneira eficaz e humanizada, envolvendo-se com os moradores. Eles buscarão encontrar soluções envolvendo as comunidades e isso terá um grande efeito para o povo”, conta.

Após aprovada, a lei complementar precisa ser sancionada pelo prefeito Mauro Mendes. Com a sanção, 200 vagas para cargos efetivos serão abertas por meio de concurso público.

 

O processo seletivo será dividido em três etapas, composta por prova objetiva, testes físicos e psicológicos e Curso de Formação para Guarda Municipal, com duração de seis meses. O edital para o concurso ainda está em fase de elaboração.