Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / PARTICIPE!

09 de Setembro de 2021 09h05

Terceira etapa do Qualifica Cuiabá abre vagas para 8 novos cursos e 22 turmas; inscreva-se!

09/09/2021

NAIARA LEONOR

Luiz Alves

Arquivo

Novos cursos, novas vagas, mais oportunidade de aprimoramento profissional. O Qualifica Cuiabá entra em sua terceira temporada com 8 novos cursos, 22 turmas, somando 440 vagas. O cursos foram escolhidos a partir da demanda de empresas da região, que foram ouvidas em reuniões com equipe do Executivo Municipal e também atendendo a pedidos da população. O projeto foi criado pela primeira-dama Márcia Pinheiro e é executado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico em parceria com Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência e também da Secretaria da Mulher.

“A minha gestão está focada em investir nas pessoas. E o Qualifica Cuiabá é um desses projetos, pensado brilhantemente pela primeira-dama de Cuiabá Márcia Pinheiro, que busca levar qualidade de vida por meio da oportunidade de ter uma profissão para ingressar no mercado de trabalho, ou para ter sua independência financeira, buscar um aumento de salário”, disse o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro.

Língua Brasileira de Sinais (libras), assistente administrativo, assistente de recursos humanos, manipulação de pescados, boas práticas de fabricação, costureiro industrial do vestuário, padeiro, salgadeiro, operador de microcomputador – sistema Windows, assistente financeiro, assistente administrativo, confeiteiro, jardineiro paisagista, eletricista industrial, soldador eletrodo revestido, operador de empilhadeira, operador de retroescavadeira, instalador hidráulico, pintor de obras, com aulas na Pastoral dos Imigrantes, Senai Porto e Industriário, Rio dos Peixes e demais unidades.

“Começamos com o Qualifica há dois anos e é uma alegria ver o projeto chegar na terceira etapa com tantos parceiros e tans pessoas interessadas em se aprimorar. É gratificante ver a trajetória daqueles que fizeram o curso lá na primeira etapa e hoje sabemos que melhoraram suas vidas, aumentaram a renda em casa e que o que aprenderam ajudaram a passar pelo momento difícil da pandemia”, disse a primeira-dama Márcia Pinheiro.

A escolha dos cursos foi baseada na opinião da população, por demandas que chegam por meio das associações de bairro e também do contato direto com o trabalhador via Sine Municipal de Cuiabá.

“A nossa empresa está crescendo e precisamos de pessoas qualificadas. Antes contratávamos e promovíamos a qualificação, e ai o processo era mais demorado. Agora, com essa parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e o Senai, o processo vai ser mais rápido, porque vão oferecer os cursos para as vagas que temos disponíveis. Essa foi a primeira vez que nos escutaram como empresa e foi uma conversa muito importante”, disse a analista de recursos humanos do grupo Trael e Centro Aço, Aline Brandão.

Referência no país, o Qualifica já está na 3ª edição e atendeu a 4,5 mil pessoas. Ele está sendo executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial- Senai. Por medida de biossegurança contra a disseminação da Covid-19, as aulas são ministradas com até 20 alunos por turma.

“Estamos prestes a formar a segunda etapa do Qualifica com cerca de 500 alunos e estamos prontos para a terceira. Estamos cumprindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, executando um projeto idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, investindo em capital humano, em oportunidade de realizar sonhos, de transformar realidade”, disse o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Os cursos são iniciados à medida que as vagas são preenchidas. Para saber mais informações de como se inscrever, basta entrar em contato pelo telefone (65) 99280-3239 e falar com Caroline ou também pelo (65) 3645-7216 na Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.