Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

28 de Dezembro de 2012 17h49

Sugestão de pauta: Prefeitura de Cuiabá doa 22 mil alevinos à comunidade do assentamento 21 de Abril

28/12/2012

Secom Cuiabá

A comunidade do assentamento 21 de Abril, na região do Pedra 90, será contemplada pelo programa “Nosso Peixe”, da prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que doará 22 mil alevinos para 40 famílias de produtores do local. A entrega oficial será neste sábado (29/12), às 9 horas, no assentamento.

Os alevinos serão colocados dentro dos tanques construídos na comunidade para o desenvolvimento da piscicultura, sendo mais uma fonte de renda às famílias de pescadores.

Conforme a secretária titular da pasta, Tânia Mattos, o programa visa proporcionar alternativas de renda as famílias de pequenos produtores rurais do entorno da capital. “A família recebe os primeiros estímulos e as condições para começar um bom negócio. A ideia da prefeitura de Cuiabá é dar condições para que cada família possa trabalhar, progredir, cuidar de seu próprio negócio e ainda ampliar a produção, para que se tornem independentes economicamente e não dependentes do poder público para sobreviver”, explicou.

Até dezembro deste ano, 181 tanques foram abertos pela prefeitura. Na região do Pedra 90, receberam tanques e alevinos as comunidades do Sucuri (4), Rio dos Couros (9), Raizama (9), Aricazinho (9), além do 21 de Abril, em que foram abertos 13 tanques.

A idealizadora do programa Valorizando Vidas, Norma Sueli Galindo, é articuladora da entrega dos alevinos para os moradores do assentamento, e contou que durante a entrega, quatro famílias serão sorteadas para receber mais 500 alevinos.

Cada tanque aberto tem capacidade para mil alevinos, que podem ser comercializados no prazo de um ano. Geralmente, o pescado é vendido na Semana Santa, dentro de outro programa municipal, o Peixe Santo, que comercializa pescado a preços baixos para a população durante a Semana Santa.

No início, em 2007, o Nosso Peixe comercializou 30 mil toneladas de pescado. Já em 2012, o programa chegou a 180 mil toneladas de pescado fornecido e vendido pelos pequenos produtores. De 2007 até o momento, foram abertos 112 tanques, dos 150 propostos.