Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / AGRONEGÓCIO

09 de Julho de 2018 13h58

Stand da Prefeitura oferece serviços aos frequentadores do Agro MT

09/07/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Gustavo Duarte

Representando a Prefeitura de Cuiabá, os secretários municipais de Governo, Carlos Roberto da Costa, e de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney, participaram nesta segunda-feira (09) da solenidade de abertura do Agro-MT. Voltado para o setor do agronegócio do estado, o evento está sendo realizado no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, das 8h às 18h, e segue com programação até o dia 12 de julho.

Nesta primeira edição, a Prefeitura participa do Agro-MT, por meio de um stand da Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, lavando ao público informações referentes à atuação do Município dentro desse importante campo. Durante os três dias, os frequentadores poderão conferir os trabalhos da agricultura familiar; contar com as orientações do Serviço de Inspeção Municipal (SIM); com a intermediação de mão de obra, pelas vagas disponibilizadas pelo Sine Municipal; e ainda com o auxílio na formalização da abertura de pequenos negócios. 

Para o secretário Vinicius Hugueney, o Agro-MT deve trazer à Cuiabá uma vitrine tecnológica do agronegócio, reunindo o que há mais moderno de empresas especializadas em máquinas, equipamentos e implementos agrícolas, agricultura de precisão, irrigação, armazenagem, pecuária, sementes, corretivos, fertilizantes, defensivos agrícolas, entre outros. Como também colocar a gestão em evidência neste mercado, com os serviços realizados por meio da atuação da pasta.

“Acredito que a Agro-MT chega com o objetivo de proporcionar uma inteiração ainda maior entre produtores e prestadores de serviços, com o desafio em transformar o Parque em um local no qual poderíamos contemplar novas tecnologias responsáveis pela produção do estado. E é nesta vitrine tecnológica que queremos expor os trabalhos realizados pelo Município, como por exemplo, atrair demandas de oportunidade de emprego para a população cuiabana”, assegurou Hugueney.

A nova feira vai apresentar a integração de marcas, empresários e produtores nacionais e internacionais, ligados ao agronegócio, por meio de cursos de capacitação, negócios, parcerias e discussões de diversos segmentos. O produtor também poderá discutir e acompanhar as novidades em genética vegetal e conhecer os casos de sucesso. Os assuntos fazem parte de um dos painéis do evento, que discutirá a agregação de valor da pecuária de corte.

“A realização do Agro MT é um grande ganho para nossa cidade. O Sindicato Rural mudou o foco na exposição agropecuária, criando um evento voltado ao fortalecimento do segmento rural, consolidando Cuiabá como a capital do agronegócio. Portando, a Prefeitura de Cuiabá, em nome do prefeito Emanuel Pinheiro agradece a parceria com o Sindicato Rural, dizendo que recebemos com muito orgulho este novo desafio que deverá potencializar e projetar a nossa cidade para o mundo. O nosso desejo é que a feira traga novas perspectivas de sucesso e que o Parque de Exposição receba e promova eventos como estes durante todo o ano”, pontuou o secretário de Governo, Carlos Roberto Costa.

Mudança

A tradicional Expoagro de Cuiabá deste ano não será realizada, em função das obras que o Parque Jonas Pinheiro irá receber. Entretanto, o Sindicato Rural, organizador há 53 anos da feira agropecuária, reúne produtores de todo o Brasil na recém-criada Agro MT, uma exposição de conteúdo mais técnico e científico. Dessa forma, o Sindicato contempla o setor mato-grossense, que é líder na produção de líder de Soja, Milho, Algodão e Girassol e possui o maior rebanho bovino do país.  

“Esta e a primeira semente plantada de um evento, que será um marco para Mato Grosso, transformando Cuiabá definitivamente, como a cidade do agronegócio brasileiro”, enfatizou o presidente do Sindicato Rural, Jorge Pires.

Estiveram presentes na abertura do evento o Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o senador Cidinho Santos, e o secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Francisco Jardim.