Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / ATENÇÃO!

13 de Julho de 2021 06h05

Sine da Gente participa de Mutirão do Consumidor e oferece 200 vagas de emprego

13/07/2021

NAIARA LEONOR

Gustavo Duarte

A van do Sine Municipal de Cuiabá circula pelos bairros da Capital, levando serviços, como balcão de empregos, cadastro e formalização de Microempreendedores (MEI), captação de vagas do comércio local, carteira de trabalho digital e outros. De terça-feira (13) a sexta-feira (16), ela estaciona no Centro-Sul de Cuiabá, em frente à Câmara Municipal, com atendimento das 7h30 às 13h30. São 200 vagas de emprego disponíveis esta semana, dentre elas, 15 para servente de obras. O Sine da Gente é executado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

“Percorremos muitos bairros desde o lançamento do Sine da Gente e nesta semana vamos unir forças ao projeto Mutirão do Consumidor, realizado por nossos parceiros da Câmara Municipal de Cuiabá. Mais uma semana de prestação de serviços, levando atendimento para a população”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

O Sine da Gente é um programa pioneiro da gestão Emanuel Pinheiro. O bairro Novo Horizonte recebeu a visita teste que foi um sucesso, com indicações para entrevistas já nas primeiras horas de atendimento. O bairro Pedra 90 foi a segunda localidade a receber a van, que permaneceu no local do dia 10 ao dia 14 de maio, totalizando 163 atendimentos, 45 pessoas encaminhadas para entrevistas de emprego e 78 empresas locais visitadas para captação de vagas.

“Nossa equipe tem trabalhado muito para fomentar o mercado de trabalho de Cuiabá por meio das ações do Sine da Gente. Nesta semana, 200 oportunidades de emprego estão disponíveis para a população, muitas delas sem exigência de experiência, tudo para auxiliar ainda mais a nossa gente a ter mais qualidade de vida e realizar seus sonhos”, disse o secretário Francisco Vuolo.

O Sine da Gente é um projeto formidável, cumprindo a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro estamos levamos incentivo, orientação, oportunidade, autoconfiança para cada trabalhador que se dispõe a tentar uma das vagas de emprego disponíveis em nosso sistema”, disse o secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo.

Os bairros Nova Esperança I e Industriário II também receberam a ação entre os dias 18 e 21 de maio. Lá foram atendidos 253 trabalhadores, 83 saíram com indicação para entrevistas de emprego e 52 empresas locais foram visitadas para captação de vagas. Do dia 25 ao 28 de maio, quem recebeu a van foi o Jardim Industriário e lá 226 trabalhadores foram atendidos, 45 encaminhados para entrevistas e 39 empresas receberam os agentes municipais para captação de vagas.

A van também já estacionou na praça Francisco Xavier, no bairro Chácara dos Pinheiros, Residencial Coxipó e Parque Cuiabá. Nesta semana, o atendimento chega à região central da Capital, na praça Moreira Cabral, em frente à Câmara Municipal de Cuiabá, com atendimento das 7h30 às 13h30.

A bordo do Sine da Gente, servidores levam até os bairros da capital os serviços de balcão de empregos, cadastro e formalização de Microempreendedores (MEI), captação de vagas no comércio local, orientação para utilização dos aplicativos e plataformas de oferta de emprego, de solicitação de carteira de trabalho que agora é digital e solicitação de seguro desemprego.

Pra Frente Cuiabá

A proposta do programa é organizar a cidade em polos e promover o desenvolvimento de forma linear e integrada, estimulando as capacidades de cada setor, se articulando também com a iniciativa privada e terceiro setor. O programa abarca cinco principais ações, que serão anunciadas respectivamente: Sine da Gente, Enem Digital 5.0, Qualifica Cuiabá, Agro da Gente e Cuiabanco.

A ação Sine da Gente é executada pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e integra o Pra Frente Cuiabá, um programa multissetorial executado também pela Pasta em parceria com Núcleo da primeira-dama Márcia Pinheiro, Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Secretaria da Mulher e Secretaria de Fazenda.