Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

21 de Agosto de 2018 14h23

Shopping Orla aposta em fascínio causado por rosa do deserto para atrair público

21/08/2018

ANDRÉ GARCIA SANTANA

José ferreira

Arquivo

Inaugurado há pouco mais de um ano, o Shopping Orla, em Cuiabá, oferece estrutura adequada e facilidade de concessão a comerciantes interessados em empreender. São 250 boxes para lojas e duas lanchonetes, que atraem semanalmente centenas de pessoas de diferentes públicos. A busca por brinquedos, eletrônicos e utensílios variados ganha reforço com a exposição permanente de rosas do deserto. A proposta, que começou com um festival realizado em agosto de 2017, fez tanto sucesso que garantiu aos empresários responsáveis um ponto fixo no jardim do espaço.

Nativa da África e de alguns países da Península Arábica, a espécie chama atenção pela variedade exótica de tons e extenso período de florada. A planta caiu nas graças dos brasileiros e movimenta um mercado próspero, fomentado pela interação entre comerciantes e compradores nas redes sociais. Exemplo disso é observado na Mais Paisagismo, loja instalada no local. Além dos frequentadores que circulam por ali, a empresa mobiliza semanalmente cerca de 400 mil pessoas em “lives” no Facebook.

Por meio da página “Apaixonados por Rosas do Deserto”, internautas de todas as partes do país tiram dúvidas sobre o cultivo e aprendem curiosidades sobre a espécie. É o que explica o proprietário da loja, Sérgio Gomes. “Nosso grupo na internet começou com três mil seguidores, em 2017, e hoje conta com 15 mil. Um aumento de 500% em um ano. Começaram a surgir muitas dúvidas sobre doenças, como plantar, regar e adubar, por isso criamos.”

A estes números soma-se a geração de renda e postos de trabalho. São cinco empregos diretos e outros 50 indiretos. Isso porque o produto vem de Rondônia, demandando assim mão de obra para a logística, produção de vasos e cuidados gerais com as flores, dentre outras atividades. De olho nisso, a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, tem atuado para manter a parceria com a empresa, instalada ali há um ano. “Isso faz parte do plano de administração do prefeito Emanuel Pinheiro, que visa estimular e expandir esse tipo de ação entre empreendedores e microempreendedores de diferentes setores. Nesse caso, contamos ainda, como contrapartida, com a visibilidade dada ao Shopping Orla”, afirma o titular da Pasta, Vinícius Hugueney.

A Prefeitura então oferece suporte burocrático e na divulgação para o concessionado, que, além de investir no local, contribui com sua manutenção. “Essa é um espaço público que pode ser cedido a qualquer empresário. Queremos estimular o comércio nessa região toda. Por isso a Secretaria está de portas abertas para receber propostas. Temos uma equipe preparada para dar toda a orientação e os encaminhamentos necessários”, diz.

 

Fascinação

A fascinação pela rosa do deserto é atribuída por Sérgio à quantidade de flores e ao longo período pelo qual elas se mantêm viçosas: de nove a 12 meses por ano. Ideal para o nosso clima, a rosa do deserto não suporta grandes quantidades de água, e precisa de terra com boa drenagem para permanecer viva e bonita.

Ele destaca ainda que a planta exige poucos cuidados. Isso se deve a reserva de nutrientes formada ao longo de seu caule, como um ‘corpo’ fora da terra, o caudex. Quando falta água ou adubação, a rosa tira dali o necessário para sua sobrevivência. “Eu fiz uma experiência e ela consegue ficar até dois anos sem molhar e sem adubar, mas fica murcha, como um maracujá. Quando você molha, ela volta de novo.”

Há 12 anos trabalhando com a espécie, o empresário conta que era consultor empresarial, e que plantava apenas por hobby. “Surgiu a demanda e eu tive que transformar o lazer em negócio.” Hoje, em sua loja também é possível encontrar orquídeas, plantas medicinais, substratos, vasos e outros produtos ligados ao segmento. Os preços variam entre R$ 15 e R$ 2 mil. “Temos saída para todos os públicos”, finaliza.

 

As lives

As transmissões acontecem todas as terças e quintas-feiras, por meio do tópico “Aprenda Fácil com Sérgio Gomes”, disponibilizado no grupo do Facebook. Para dar agilidade às respostas, Sérgio conta com intermediadores aqui na Capital e em Belo Horizonte. Enquanto ele explica ao vivo, a equipe tira outras dúvidas praticamente em tempo real.

Cada live dura de 40 a 50 minutos, contudo, há registros de encontros com até 1h30. Ao longo do bate-papo, também são realizados sorteios de plantas. Para esta terça-feira (21), a programação inclui um curso de “enchertia”, que começa às 18h30.