Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / RECICLAGEM

09 de Julho de 2018 10h10

Secretário vai a Fortaleza conhecer sistema de gestão reconhecido pelo Ministério do Trabalho

09/07/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Atendendo a um pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicyus Hugueney, acompanhado do diretor de Geração de Emprego, Renda e Qualificação, Rafael Butareli, realizaram na última quarta (04) e quinta-feira (05) uma visita técnica à sede da Secretaria de Desenvolvimento de Fortaleza, com o objetivo de conhecer como funcionam os três equipamentos do Sine, como também o projeto “Fortaleza Competitiva”, da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, que viabiliza mecanismos para o surgimento e crescimento de empresas em áreas estratégicas, gerando emprego, renda e desenvolvimento.

 

Iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), têm se destacado em âmbito nacional e se tornado referência para outras cidades do Brasil. Um bom exemplo disso é o trabalho que vem sendo desenvolvido nas unidades do Sine Municipal, localizadas nas Regionais I, III e V, apontadas como “modelo” pelo Ministério do Trabalho.

 

“No primeiro dia, nosso foco foi o Sine Municipal, fomos conhecer o sistema adotado na cidade. Gostei muito do elo criado pela prefeitura com as empresas que se instalam na cidade, ela passa todos os serviços do setor de Recursos Humanos inteiro para o Sine Municipal, no qual fica responsável por fornecer trabalhadores qualificados para aquela instituição”, conta Vinicius.

 

Neste encontro, o secretário foi recebido pelo Coordenador de Gestão Integrada de Trabalho e Qualificação Profissional Douglas, Betiol Correa, pelo Coordenador de Projetos e Desenvolvimento Econômico, Paulo Barbosa, pelo coordenador de Empreendedorismo e Sustentabilidade de Negócios, João Valter Gomes Filho, na sede da Secretaria de Desenvolvimento de Fortaleza. 

 

“Esse primeiro contato com o município de vocês foi muito importante para nós. Pois é muito gratificante saber que nossa secretaria atingiu status de referência nacional no Ministério do Trabalho. Nós apresentamos ao secretário Vinicius as unidades do Sine e  suas parcerias com o poder privado. Aqui, proporcionamos ao mercado de trabalho uma grande articulação com a comunicação. Porque não adianta termos uma equipe bem formada, estruturada, se não houver diálogo. Expomos aos trabalhadores e empresários quais as vantagens deles firmarem compromisso conosco. Por aqui temos muitas empresas que oferecem esses serviços de intermediação de mão de obra particular, no entanto, orientamos a eles a melhor maneira para que eles possam alcançar os resultados desejados. Oferecemos apoio a todos, com a mesma qualidade de um serviço privado, opu até melhor, epor ser gratuito a população”, enfatizou Paulo Barbosa, coordenador de projetos.     

 

Posteriormente, acompanhado dos coordenadores, Vinicyus aproveitou para conhecer o “Espaço do Artesão”, local que reúne produtos dos artesãos de Fortaleza cadastrados junto à Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE). Nesse sentido, a Prefeitura de Fortaleza desenvolve, mensalmente, o Programa Feiras de Pequenos Negócios. A extensão da iniciativa gerou este local fixo onde se encontram exemplares dos produtos comercializados e o objetivo da visita será fazer algo semelhante, para os artistas de Cuiabá.

No dia seguinte, o titular da pasta cuiabana foi conhecer o trabalho realizado pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, relacionado à celeridade na aquisição de alvarás.

 

“A intenção é trazer mais agilidade à economia municipal, beneficiando diretamente o cidadão. A gestão Emanuel Pinheiro, por meio da nossa pasta, procura alternativas de driblar a crise, gerando oportunidades de crescimento da cidade. Neste encontro com a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Águeda Pontes, tratamos da desburocratização na abertura das empresas, para que possamos desenvolver um trabalho de incentivo fiscal forte, gerando emprego e renda para a Cuiabá dos 300 anos. No final dos esclarecimentos ainda aproveitamos para convidá-la a dar uma palestra em Cuiabá, para os nossos servidores”, pontuou Vinicyus.