Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / GESTÃO PÚBLICA

29 de Novembro de 2017 09h33

Secretarias participam do Fomenta MT e apresentam serviços de Cuiabá

29/11/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá participa do “Fomenta Mato Grosso”, evento organizado pelo Sebrae-MT, até esta quarta-feira 29, no Centro de Eventos do Pantanal. Com o foco em gestão pública, o evento aborda assuntos de conhecimento em sustentabilidade, educação empreendedora, competitividade, cidade inteligente e humana, rodada de negócios e oportunidades para administradores públicos, micro e pequenas empresas e produtores rurais. 

A programação inclui palestras nacionais e internacionais, oficinas para gestores e empresários, capacitações, encontro de negócios com donos de pequenas empresas interessados em vender seus produtos para o município ou para Estado, pregão presencial, plantão de atendimento de instituições públicas e privadas, mini smart city, simpósio de educação empreendedora, encontro dos agentes de desenvolvimento, workshop empresa íntegra, atendimento humanizado, gestão da ética, palestra sobre compras públicas sustentáveis, atuação dos Tribunais de Contas, reforma trabalhista, entre outros.

O evento ainda conta com um espaço no pavilhão chamado de “Valorize o que é Nosso”, que oferece negócios das micro e pequenas empresas. Além do circulo de palestra, o município está com um stand no espaço levando as ações das Secretarias de Gestão, Agricultura, Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico e Procon. O local é um encontro de oportunidades para micro e pequenas empresas diante dos compradores governamentais da administração pública direta e indireta e com empresas estatais. Como, também capacitar os participantes que passam pelo evento.

“A participação do Procon Municipal traz para o evento seus esclarecimentos direitos e deveres do consumidor através da nossa equipe no local, material explicativo que possui cartilhas com código de defesa do consumidor, cartilha do idoso e a cartilha saber consumir voltada a educação infantil. Enfim, uma serie de mecanismo que deverão auxiliar as micro e pequenas empresas presentes aqui”, disse Gustavo Costa e Silva, secretário Adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor.

“Nós viemos aqui apresentar um pouco dos produtos da agricultura familiar, os trabalhos desenvolvidos pelo Sine Municipal, além da participação nossa nas palestras oferecidas pelo evento, voltadas ao desenvolvimento econômico e social por meio dos micro e pequenos negócios com a efetivação do MEI (micro empreendedor individual), como também sobre a agricultura familiar seus desafios e oportunidades,” completou Vinicius Hugueney, secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

O Fomenta é um projeto que trabalha ao longo do ano uma programação estratégica, visando criar condições para ampliar a participação das micro e pequenas empresas no volume de compras dos governos federal, estaduais e municipais e das estatais, envolvendo 71 municípios, nos eventos regionais, totalizando 1.897 participantes.  Só neste ano foram realizadas nove edições regionais nos municípios de Alto Araguaia, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Sorriso, Sinop, Guarantã do Norte, Cáceres, Confresa, Rondonópolis, até chegar a Cuiabá.