Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / ESTÍMULO

22 de Novembro de 2017 15h45

Secretaria promove capacitação para feirantes e clientes do Mercado do Porto sobre a carne suína

22/11/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

A Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e a Associação do Mercado do Porto, em parceria com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), lançarão nesta quinta-feira (23), às 10h, o projeto “A vida é melhor com carne suína”, no Mercado do Porto. O objetivo é instruir funcionários e clientes sobre os benefícios do consumo da proteína, além de divulgar a qualidade, a versatilidade dos cortes e o sabor da carne suína.

O projeto, que faz parte das comemorações dos 25 anos da Associação, acontecerá entre os dias 27 de novembro a 3 de dezembro no Mercado do Porto, e inclui palestras sobre a qualidade da carne suína, oficinas de cortes e gastronomia gratuitas para a população. As inscrições para as palestras e oficinas de cortes e de gastronomia já podem ser feitas. Os interessados devem procurar a administração do Mercado do Porto e preencher a ficha de inscrição para garantir a vaga.

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinícius Hugueney, destaca a importância do projeto para o município e para o desenvolvimento profissional dos funcionários do Mercado do Porto. “Para a atuação da nossa pasta é sempre valioso poder participar de eventos que qualificam as pessoas, principalmente os trabalhadores do Mercado, que é um local histórico e ponto turístico da capital. Eu mesmo desconhecia alguns cortes da carne suína, que é tão diversificada quanto à bovina”, afirma Vinicius.

Para o presidente da Associação do Mercado do Porto, José Ismar, a ação servirá também para chamar a população para o comércio, além de estimular o consumo. “As palestras servirão para apresentar aos funcionários e clientes os benefícios do consumo da carne suína, apontar novos cortes e ainda dar ideias de pratos aos proprietários de restaurantes daqui, que poderão dar uma variedade maior de opção aos seus consumidores”, ressalta.

Segundo o presidente da Acrismat, Raulino Teixeira, a escolha do local se deu por ser um espaço tradicional da capital cuiabana e estratégico, já que será possível contar com a participação dos comerciantes ao mesmo tempo em que se levarão informações aos consumidores.

A iniciativa do projeto agradou a gerente do açougue “Rosita e Geraldo”, Ariana Rocha. “É sempre bom participar de ações deste tipo, nós que trabalhamos com carne suína aqui no mercado somos meio que um elo entre os produtores e os clientes. Nos últimos anos, graças ao marketing feito em cima da proteína, houve um aumento de quase 30% nas vendas e os clientes aos poucos descobrem que existem outros cortes além do tradicional pernil e costelinha”, comenta Ariana.

Programação

Segunda e terça-feira (27 e 28.11) - Oficina de cortes suínos

Horários: das 8h às 11h e das 14h às 17h - Consultor: Daniel Furtado

 Quarta e quinta-feira (29 e 30.11) - Oficina de gastronomia suína

Horários: das 8h às 11h e das 14h às 17h - Consultor: Celso Castro

 Sexta-feira (01.12) - Palestra sobre a saudabilidade da carne suína

Horário: 14h Consultor: Thaliane Dias

Sábado e domingo (02 e 03.12) - Festival de gastronomia

Horário: 9h - Degustação e oficina gastronomia para clientes do Mercado do Porto com o chef Celso de Castro

Serviço:

Lançamento do projeto “A vida fica melhor com carne suína”

Quando: 23 de outubro

Horário: 10h     

Onde: Mercado do Porto, Av. Oito de Abril, 143 - Porto, Cuiabá - MT, 78045-700