Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / BUSCA PARCERIAS

06 de Novembro de 2019 10h00

Secretária participa de Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária

06/11/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

A titular da Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, participa do Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária, em Brasília. O evento, realizado entre os dias 5 e 7 de novembro, debate a abertura de mercados e projetos de fortalecimento do setor em suas diversas áreas de atuação, incluindo ações voltadas a pequenos produtores.

Débora destaca que é papel do poder fortalecer o setor em suas diversas áreas de atuação. “Com a nossa participação estamos incluindo Cuiabá no debate de ações efetivas para a consolidação da agricultura familiar. Embora os números da produção em larga escala sejam muito maiores, é o pequeno produtor que garante o abastecimento das cidades, por isso esta abordagem é importante.”

Neste contexto, a Pasta tem reforçado as ações voltadas à comunidades rurais da baixada cuiabana ao longo do ano. Exemplos disso são os encontros do Saberes da Terra e uma série de entregas que incluem desde poços artesianos até equipamentos. “Para ampliar este trabalho buscamos aqui parcerias com o Ministério da Agricultura, a Câmara e no Senado Federal.”

O evento, inédito, é promovido em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) – tem o apoio institucional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Lá estão reunidas autoridades municipais, federais e líderes de entidades representativas.

“É um congresso que interessa ao Brasil, que vai tratar da gestão desse setor tão importante para a economia brasileira”, destacou o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM),  Glademir Aroldi.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina e o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, representaram o Governo Federal na abertura do Congresso. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Alceu Moreira  (MDB-RS), lembrou que o setor ainda enfrenta muitos problemas e desafios, mas os integrantes da frente nunca estiveram tão unidos.

A solenidade contou ainda com a presença do presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos; do governador de Roraima, Antônio Denarium; do secretário do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Lelo Coimbra; do vice-presidente de Agronegócio do Banco do Brasil, Ivandré Montiel; e do secretário de Agricultura Familiar e cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke.