/ ATIVIDADE SERÁ EXTINTA

19 de Fevereiro de 2020 08h29

Secretaria busca alternativas para carroceiros da Capital

19/02/2020

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Davi Valle

A secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, se reuniu com representantes da Associação de Carroceiros da Região Norte, na segunda-feira (18). No encontro foram discutidas alternativas para a categoria, cuja atividade deixará de existir após aplicação da lei de proibição do uso de animais para puxar carroças em logradouros públicos.

De acordo com Débora, na ocasião foi iniciado o cadastramento dos trabalhadores. Por meio dele será possível executar um estudo de viabilidade que garanta a ocupação e a geração de renda para eles. “Estamos seguindo uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, que nos incumbiu de dar todo suporte necessário aos carroceiros diante destas mudanças, que vem ocorrendo em diversas outras cidades.”

Ela destaca que a normativa garantirá a qualidade de vida, o bem-estar e a liberdade dos animais. Além disso, a mudança deve aumentar a segurança, otimizar o fluxo de trânsito em vias públicas e conscientizar os profissionais sobre a importância de evitar os maus-tratos.

Atualmente a região norte tem 150 carroceiros cadastrados pela associação. Para reduzir o impacto sobre a categoria, o prefeito já havia concedido 90 dias para sua regulamentação. O prazo começou a contar a partir da sanção da lei, em janeiro deste ano. Ao longo do período haverá ações para orientação da população, posteriormente, tem início a fiscalização efetiva.

“Não podemos ignorar o crescimento da nossa cidade e as alterações que isso impões, especialmente no setor de mobilidade urbana. Entendemos também que este é o ganha pão de muita gente, por isso buscamos um caminho para que todos possam ser beneficiados”, finaliza Débora.