Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / OPORTUNIDADE

30 de Setembro de 2019 08h30

Secretaria apresenta soluções de mercado durante 11ª Feira do Empreendedor

30/09/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Luiz Alves

Arquivo

Em busca de inovação e soluções para as demandas do mercado, a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico apresentou seus serviços durante a 11ª edição da Feira do Empreendedor em Mato Grosso, realizado pelo Sebrae.

Durante o evento, profissionais da Pasta divulgaram o Pró-Cuiabá, o Centro de Atendimento ao Empreendedor, o Sine Municipal e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

De acordo com a secretária Débora Marques, todas estas frentes de trabalho vêm sendo fortalecidas, a fim de incentivar a geração de emprego e renda no município. “Encontramos na Feira a possibilidade perfeita para difundir estas informações, uma vez que os frequentadores compõem um público ávido por novidades e possibilidades de investimento”, comentou.

Neste contexto, um dos carros-chefes da Pasta é o Pró-Cuiabá, plano de incentivos fiscais para atrair empresas à Capital que oferece descontos em impostos que variam de 50% a 100%, por períodos entre três e 10 anos. “Isso impacta diretamente na economia, uma vez que, ao nos aproximarmos desses empreendimentos, teremos como contrapartida investimentos em Cuiabá”, disse.

Débora reforça que o plano também beneficia empresas locais que possuem projetos de expansão e que os interessados podem procurar a Secretaria, onde serão dados todos os encaminhamentos. Assim, para dar sequência à proposta, a administração, por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, tem buscado meios para “desburocratizar” estes procedimentos.

Todos os trâmites e cadeias beneficiadas estão especificados na Cartilha Pró Cuiabá, que pode ser acessada aqui.

Neste contexto, o acesso ao Sine Municipal também é facilitado. Assim, os empreendimentos que venham a se instalar na cidade podem disponibilizar suas vagas em um vasto cadastro de profissionais. “É o nosso R.H. Ali são feitos os filtros específicos para cada vaga e perfil de contratado”, diz.

A Feira aconteceu entre 26 e 28 de setembro, das 15h às 21h, no Centro de Eventos Pantanal. (Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto - Santa Marta, Cuiabá). Foram mais de 100 atividades de capacitação, como palestras, oficinas, talks/TED (de duração de 20 minutos), sessões de Cine Empreendedor, seis eventos paralelos e pitchs nas áreas de vendas, atendimento, marketing digital, recursos humanos e outros.

Além disso, expositores apresentaram mais de 90 oportunidades de negócios. Tudo isso para estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos inovadores, sustentáveis e difundir o Empreendedorismo como um estilo de vida. Confira a programação completa do evento e faça o credenciamento no site www.feiradoempreendedormt.com.br.

A Feira do Empreendedor 2019 foi uma realização o Sebrae, em parceria com o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal de Cuiabá, com apoio da Fiemt, Sesi e Senai.