Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / OPORTUNIDADE

01 de Agosto de 2019 17h38

Saberes da Terra leva informação e capacitação à agricultores familiares

01/08/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Luiz Alves

Arquivo

Cerca de 200 representantes da agricultura familiar se reúnem neste sábado (3), no Distrito de Aguaçu, para discutir ações para o setor durante o encontro Saberes da Terra. O evento é fruto de parceria entre Prefeitura de Cuiabá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Na ocasião, produtores vão apresentar suas demandas e debater infraestrutura, além de receber capacitação. É o que explica a secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques. “Além de falarmos sobre nossas ações, reforçaremos a abrangência dos programas de Aquisição de Alimentos e de Alimentação Escolar, que levam essa produção às escolas municipais”, disse.

De acordo com ela, o Saberes da Terra, que tem início às 7h, oportunizará, sobretudo o compartilhamento de informações. Esta edição contempla a região Norte, Distrito da Guia e Aguaçu. Uma segunda já está marcada para o dia 31 de agosto, quando o debate será levado à região Sul, incluindo o Cinturão Verde, Coxipó do Ouro e Formosa.

O prefeito Emanuel Pinheiro lembra que todos os envolvidos no projeto desenvolvem ações voltadas exclusivamente ao setor e que a pareceria é fundamental para fortalecer o grupo, que atualmente representa 2% da população cuiabana. “Embora o público seja pequeno, é uma área de fundamental importância, principalmente quando falamos sobre os novos rumos da agricultura e sobre merenda escolar.”

Neste contexto, um dos principais temas abordados durante o encontro será a sucessão familiar nestas regiões. O objetivo é mostrar que, ao contrário do que tem ocorrido nos últimos anos, tem crescido o número de jovens que optam por continuar vivendo na zona rural.

Para isso, o coordenado do evento, Osvaldo Lara, afirma que serão apresentados casos de sucesso em empreendedorismo rural. “Embora a receita da agricultura seja quase sempre parecida, tem alguns casos que brilham mais. Usaremos essas histórias para apontar os acertos e mostrar que o jovem também pode ingressar nesse setor e começar a trabalhar.”

O projeto também conta com apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Secretaria Municipal de Educação, que oferecerá duas escolas na zona rural como ponto de apoio para baldeação dos pais dos alunos que participarão do encontro.