Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / SEGUNDA EDIÇÃO

30 de Agosto de 2019 09h00

Saberes da Terra leva informação e capacitação à agricultores da região Sul

30/08/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Davi Valle

Arquivo

Agricultores familiares da região Sul tem encontro marcado na segunda edição do Saberes da Terra, que será realizada no sábado (31), na Escola Municipal Rural de Ensino Básico Novo Renascer, na Fazenda Velha. O evento, que contará com participantes do Cinturão Verde, Coxipó do Ouro e Formosa, é fruto de parceria entre Prefeitura de Cuiabá, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

Na ocasião, produtores vão apresentar suas demandas e debater infraestrutura, além de receber capacitação. É o que explica a secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques. “Além de falarmos sobre nossas ações, reforçaremos a abrangência dos programas de Aquisição de Alimentos e de Alimentação Escolar, que levam essa produção às escolas municipais”, disse.

De acordo com ela, o Saberes da Terra, que tem início às 7h, oportunizará, sobretudo o compartilhamento de informações. No dia 3 de agosto, cerca de 200 pessoas se reuniram, no Distrito de Aguaçu, para discutir ações para o setor durante a primeira edição do Saberes da Terra.

O prefeito Emanuel Pinheiro lembra que todos os envolvidos no projeto desenvolvem ações voltadas exclusivamente ao setor e que a pareceria é fundamental para fortalecer o grupo, que atualmente representa 2% da população cuiabana. “É uma área de fundamental importância, principalmente quando falamos sobre os novos rumos da agricultura e sobre merenda escolar.”

O projeto também conta com apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Secretaria Municipal de Educação, que oferecerá duas escolas na zona rural como ponto de apoio para baldeação dos pais dos alunos que participarão do encontro.