Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / QUALIFICAÇÃO

02 de Setembro de 2019 10h10

Saberes da Terra é uma ponte entre a Prefeitura e o produtor rural, destaca Pinheiro

02/09/2019

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, classificou a criação do programa Saberes da Terra como a edificação de uma ponte entre o Executivo municipal e a população das comunidades rurais. No sábado (31), durante a realização da segunda edição do evento, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, o gestor destacou que, além de auxiliar na capacitação, a ideia é dar voz aos produtores dessas regiões.

Em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, a Prefeitura de Cuiabá levou para centenas de trabalhadores do Cinturão Verde, Coxipó do Ouro, Formosa e outras comunidades adjacentes, uma manhã de conhecimento e troca de experiências. Por meio do Saberes da Terra, a população pode debater temas relacionados aos programas de incentivos governamentais, associativismo e cooperativismo.  

“Onde estiver uma família cuiabana lá também estará nossa gestão. Procuramos desenvolver políticas públicas que beneficiem a cidade e o campo. Sabemos que a zona rural tem como principal atividade econômica a agricultura familiar e, nesse sentido, temos a obrigação de fomentar esse trabalho, seja com ações de qualificação ou de infraestrutura. É por isso, que colocamos em prática essa iniciativa, que vem ao encontro das construções de pontes de concreto, de bueiros celulares e manutenção nas estradas vicinais”, explica o Pinheiro.

De acordo com a titular da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, o programa tem também o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Secretaria Municipal de Educação. Segundo levantamento da Pasta, o grupo de produtores representa 2% da população cuiabana e necessita de fortalecimento para alcançar bons resultados no desenvolvimento da atividade.

“Precisamos ter um olhar cuidadoso, dando sempre condições dignas de subsistência para milhares de famílias. O prefeito Emanuel Pinheiro nos deu a missão de fortalecer o compromisso da gestão com a agricultura familiar e estamos dando os passos necessários para cumprir essa meta. Com ações incisivas, estamos potencializando a contribuição da Prefeitura nos processos de produção e escoamento dentro da agricultura familiar”, argumentou a secretária.

A segunda edição do Saberes da Terra contou ainda com a apresentação cultural do grupo de Siriri, Flor Serrana. O evento também foi prestigiado pelo secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, e pelos representantes da Câmara Municipal de Cuiabá, os vereadores Misael Galvão e Orivaldo da Farmácia.