Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / AGRICULTURA FAMILIAR

09 de Dezembro de 2019 15h00

Revista Saberes da Terra reúne informação e balanço de ações voltadas ao setor

09/12/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

A fim de informar e aproximar o produtor rural do poder público, a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, lançou na última semana a revista Saberes da terra. O material traz um balanço das ações voltadas ao setor e fez sua estreia no 4º Seminário de Agricultura Familiar de Cuiabá, que reuniu agricultores familiares, pesquisadores e especialistas no Hotel Fazenda Mato Grosso.

A titular da Pasta, Débora Marques, avalia que o informativo ajudará a gestão e os produtores a alinharem os rumos para o setor na Baixada Cuiabana. “Acreditamos que o diálogo seja o melhor caminho para que possamos atender as demandas e agora esta proposta foi coroada com a revista. Ela servirá como uma ferramenta para informação dos agricultores e manterá este canal de contato aberto com a Secretaria.”

Para ela, tanto a revista, inédita, quanto o Seminário estão em consonância com as necessidades de quem produz no campo, acompanhando assim seus processos de inclusão e transformação. Deste modo, ambas as iniciativas propõem o debate sobre as alterações mercadológicas e o acesso de produtores da região a programas do Governo Federal.

O Seminário contou com apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Empresa Mato Grossense de Pesquisa Assistencia e Extensao Rural (EMPAER), que enviaram especialistas para ministrar palestras. Assim, ao longo da manhã foram abordados temas como a Agricultura Familiar em Âmbito Nacional; Crédito Rural e Como Aumentar o Número de Jovens no Campo.