Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / 4ª SEMANA DO PESCADO

11 de Setembro de 2017 09h40

Prefeitura promove workshop sobre consumo, qualidade e inovação do pescado

11/09/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

Começa hoje a 4ª Semana do Peixe, workshop que vai abordar o consumo, qualidade e inovação do pescado. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, vai contar com palestras e oficinas, a partir das 14h no auditório II da Univag. A inscrição é gratuita e as vagas limitadas.

O objetivo do evento é fomentar a importância do consumo de pescado na alimentação e saúde da população. O mercado de pescado em todo o Brasil se mobiliza no mês setembro em torno do assunto. Em Cuiabá, ele está na sua 4º edição.

Conforme o secretário Vinicius Hugueney, várias instituições governamentais, não governamentais e educacionais se mobilizam na realização da programação que visa promover ações e esforços para a cadeia produtiva da piscicultura, principalmente para aumentar o consumo de pescado.

“Este é mais um evento voltado à piscicultura que a nossa Secretaria encabeça. Nós sabemos o potencial dos produtores que temos aqui e sempre que tivermos a oportunidade de fazer capacitação ou mesmo criar público consumidor desses produtos, a Prefeitura de Cuiabá vai acompanhar. Além do que o peixe faz parte da mesa do cuiabano” destacou o secretário.

A 4ª Semana do Peixe de Cuiabá é voltada à comunidade local, especialmente aos alunos de graduação, pós-graduação das instituições de ensino como UNIC, UNIVAG, UFMT e IFMT, produtores, vendedores (peixeiros), industrializadores e nutricionistas, fortalecendo o consumo de pescado com qualidade. O evento será realizado em dois períodos vespertino (palestras) e noturno (oficinas).

O fortalecimento dessa cadeia produtiva no município vem acontecendo com ações pontuais e importantes como o Peixe Santo e o Caminhão Feira do Peixe, onde é estimulado tanto o consumo quanto a comercialização de pescado fresco da agricultura familiar. “O grande propósito é difundir cada vez mais a criação, a comercialização e o consumo de peixes na alimentação diária” disse o engenheiro Agrônomo Osvaldo Lara, da equipe de coordenação do evento.

As inscrições serão realizadas através do site:https://docs.google.com/forms/d/1a6H6u7Ax9ATroilYACo5ITl2kxhCV1PNMUwJYTt4604/viewform?edit_requested=true

Serviço

O que: 4ª Semana do Peixe - “Workshop sobre o consumo, qualidade e inovação do pescado em Mato Grosso”

Quando: de 11 a 15 de setembro

Local: Univag - Palestras: Auditório II – Bloco C - Oficinas: Cozinha Experimental do campus

Horários: Palestras 14H – Oficinas 18h30

Informações: Coordenação de Nutrição (65) 3688-6221