Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / ESTÍMULO

12 de Março de 2020 15h10

Prefeitura promove orientação para mulheres que buscam o empreendedorismo

12/03/2020

RUAN CUNHA

Vicente Aquino

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, promoveu, nesta quarta-feira (11), no auditório da Escola Estadual Cesário Neto, o evento ‘Mulher Empreendedora’ direcionado àquelas mulheres que buscam abrir seu próprio negócio. A iniciativa também abrange boa parte de alunas do programa Qualifica Cuiabá 300 anos que pretende transformar seu aprendizado em renda familiar.

“Nós precisamos fomentar ações para às mulheres no sentido de fomentar o desenvolvimento econômico que é colocar a mulher na posição de legalidade de fazer com que ela tenha sua empresa e faça seu investimento. Muitas mulheres tem potencial e não sabe como fazer e para isso a prefeitura está proporcionando isso e potencializar as nossa empreendedoras”, elencou a secretária Débora Marques.

Foram 150 mulheres participando da capacitação que contou com palestras de três profissionais gabaritadas na área: Vania Amorim, Sônia Mazetto e Joziane Campos, presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras do Estado de Mato Grosso. Segundo a também ‘coach’, elencou os principais fatores que impede estimular às mulheres cuiabanas ao empreendedorismo.

“É preciso mais recursos porque muitas mulheres tem habilidade, elas sabem fazer, recebem cursos que muitas vezes a prefeitura disponibiliza, mas quando ela vai iniciar seu próprio negócio, as vezes está com o nome com restrição, não sabe abrir uma conta e muitas outras noções. Então falta capital, falta direcionamento. Quantas mulheres sabem fazer crochê, mas não sabem divulgar ou vender. Hoje é uma oportunidade para mudar essa realidade”, explicou.

De acordo com a primeira-dama Márcia Pinheiro,  a ideia de preparar as mulheres para o empreendedorismo já consta inclusive no rol de cursos do Qualifica 300 que, nesta edição, trouxe a modalidade Aperfeiçoamento Profissionalizante que transforma o aprendizado do curso, adquirido pelo alunos da edição anterior, em oportunidade de direcionamento focado na abertura de seu próprio negócio.

“É uma preocupação do prefeito Emanuel Pinheiro e minha de não somente oferecer o aprendizado para essas mulheres, mas também um norte de como investir e colocar em prática esse conhecimento. Temos inúmeros casos de sucesso dentro do Qualifica, pessoas que mal puderam terminar o cursos porque já recebiam encomendas para confecção de bolsas, roupas e entre outros”, destacou.

De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, a Lei nº 10.448 de 03 de outubro de 2016, de autoria do então deputado estadual  Emanuel Pinheiro instituiu a data de 11 de março, como o  Dia da Mulher Empreendedora no âmbito do Estado de Mato Grosso.