Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / AGRICULTURA FAMILIAR

14 de Junho de 2018 14h45

Prefeitura investe na agricultura familiar com assinatura de termo de cessão

14/06/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Gustavo Duarte

Arquivo

O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicyus Hugueney, e sua equipe, reuniram-se nesta quarta-feira (13), na sede da pasta, com representantes das associações de pequenos produtores rurais da Baixada Cuiabana. O encontro foi marcado pela assinatura do Termo de Cessão de Uso de Bem Móvel a ser aplicado em atividades de gradagem, calagens, adubações, roçadas e transporte de materiais agrícolas.

 

Este termo tem como objetivo conceder a gestão da patrulha mecanizada de propriedade da Prefeitura de Cuiabá aos pequenos produtores, conferindo-lhes apoio logístico no preparo de suas terras, plantio e colheita. Assinaram junto ao município, a Associação de Agricultores Familiares da Comunidade de São Jerônimo, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Leonor – ASPROL e a Associação de Agricultores e Agricultoras Familiar do Cinturão Verde – Pedra 90 e Região – AFACVR.


Segundo o titular da pasta, Vinicyus Hugueney, os representantes das associações foram convidados a comparecer à sede da secretaria para alinhar os prosseguimento seguintes, a partir da assinatura do termo. “Convidei os representantes dessas associações porque de hoje em diante nós iremos fazer um trabalho de inspeção, para saber como essas máquinas estão contribuindo com a comunidade e saber como esses equipamentos estão sendo utilizados, mediante possíveis avaliações mensais ou ao término do termo de cessão. E ao final da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, teremos esta avaliação concluída, com o diagnóstico das ações da nossa secretaria e seu impacto na dinâmica desses trabalhadores rurais”, revelou.


O gestor ainda ressaltou a importância da catalogação de dados reais, para que eles sejam repassados à equipe da Diretoria de Agricultura. O objetivo é garantir um banco de informações que reúna detalhes sobre o cultivo no campo, partindo desde o tamanho da área plantada à discriminação dos produtos de cada associação. “Nós precisamos de elementos que retratem de fato a situação da produção da zona rural da Baixada Cuiabana, para que quando formos ao Ministério da Agricultura - em busca de recursos, possamos apresentar os números das atividades da agricultura familiar no município. Além disso, isso ajuda a estimular os novos produtores a investirem em suas terras, fortalecemos a economia da nossa cidade com base técnica”, completou Vinicyus.

 
A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico vem atuando em várias frentes junto aos pequenos produtores, partindo da comercialização de seus produtos - por meio de programas como o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos e o PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar. Indo ainda mais além, a Prefeitura de Cuiabá deve instalar o Galpão do Produtor na Central de Abastecimento de Cuiabá, além de investir frequentemente em qualificação e tecnologia.


A Associação de Agricultores dos Familiares da comunidade de São Jerônimo, presidida por Rosineide Belarmino dos Santos, é uma comunidade remanescente quilombola e atende 220 famílias, que produzem abacaxi, mandioca, milho, psicultura, gado de leite, criadores de aves exóticas e artesanatos.
“Eu quero agradecer a oportunidade e o apoio que a Prefeitura de Cuiabá, por meio do secretário Vinycius, tem nos ofertado. Eu acho viável e louvável esse acompanhamento, que de certa forma, obriga o produtor a ter responsabilidade com o trator e com a produção dos nossos associados. E também quero destacar sua atitude em deixar essa patrulha conosco até terminarmos o nosso plantio” comemora a presidente.


A Associação de Agricultores e Agricultoras Familiar do Cinturão Verde – Pedra 90 e Região – Afacvr, presidida por Valdir Gonçalves da Silva, possui seis comunidades associadas, atendendo 67 famílias. A maior parte de sua produção é baseada em hortaliças.  E a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Leonor - Asprol, presidida por Francisco Ferreira Machado, possui três comunidades, atendendo 300 famílias, produzindo mandioca, abóbora, milho e caixarias (quiabos, berinjelas entre outros).


Os equipamentos cedidos para cada associação consistem em tratores, grades aradoras, roçadeiras e carretas agrícolas, por um período de 30 dias, com possibilidade de renovação.