Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

11 de Maio de 2012 16h09

Prefeitura inicia abertura de novos viveiros de peixes beneficiando pequenos produtores de Cuaibá

11/05/2012

Angela Jordão-Secom Cuiaba-8453-6822

A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta sexta-feira a abertura de mais 49 tanques para criação de pescado, como parte do programa Nosso Peixe. Nesta etapa do programa serão atendidas pequenas propriedades rurais das comunidades de Raizama, Aricazinho, Rio dos Couros e 21 de Abril, na região do Pedra 90.

Além de fomentar a piscicultura no município de Cuiabá, o programa Nosso Peixe visa proporcionar alternativas de renda as famílias de pequenos produtores rurais do entorno da capital. Com a criação de peixe, cada família pode chegar a uma renda mensal de R$ 800,00. A prefeitura de Cuiabá arca com toda construção do tanque/viveiro fornece os alevinos, dá a assistência técnica aos produtores e viabiliza a comercialização do pescado.

“A família recebe os primeiros estímulos e as condições para começar um bom negócio. A idéia da prefeitura de Cuiabá é dar condições para que cada família possa trabalhar, progredir, cuidar de seu próprio negócio e ainda ampliar a produção, para que se tornem independentes economicamente e não dependentes do poder público para sobreviver”, destaca a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Tânia Mattos.   

Cada tanque tem capacidade para mil alevinos, que podem ser comercializados no prazo de um ano. Geralmente, o pescado é vendido na Semana Santa, dentro de outro programa municipal, o Peixe Santo (que comercializa pescado a preços baixos para a população durante a Semana Santa).

Quanto teve início, em 2007, o Peixe Nosso comercializou 30 mil toneladas de pescado, já em 2012, o programa chegou a R$ 180 mil toneladas de pescado fornecido e vendido pelos pequenos produtores. Atualmente, 129 propriedades já foram contempladas com a abertura de tanques.

O tanque/viveiro que começou a ser aberto nesta sexta-feira fica em uma propriedade na comunidade Raizama. O dono do sítio, senhor Antônio Virgílio de Arruda, não escondia a alegria em receber o benefício e passou a manhã ajudando os técnicos da prefeitura de Cuiabá. “Nossa expectativa é muito grande. Será uma forma de termos mais uma atividade e ganharmos uma renda”, comemora a esposa do senhor Antônio, Marina Donata de Arruda.

 O casal tem cinco filhos, que estudam, trabalham e moram na cidade. O casal vive da aposentadoria do senhor Antônio, da venda de pequenas criações e do trabalho dele como cerqueiro.

As famílias contempladas com o programa são escolhidas pela própria comunidade. No Raizama, por exemplo, serão 10 propriedades beneficiadas.