Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / HUMANIZAÇÃO

30 de Junho de 2020 10h28

Agricultura familiar em comunidades rurais é fortalecida com abastecimento de água contínuo

30/06/2020

CAROLINA MIRANDA

A Prefeitura de Cuiabá está proporcionando o abastecimento de água contínua, por meio do fortalecimento das redes hídricas, para os assentamentos Pai Joaquim , Fazenda Mineira e comunidade rural Rio dos Couros. Ao todo, são mais de 75 famílias atendidas pela iniciativa que fortalece o processo produtivo da agricultura familiar e aumenta o conforto aos moradores da região. 

“É uma imensa satisfação entregar um projeto como esse, que irá beneficiar os pequenos produtores da nossa Capital, que dependem exclusivamente da agricultura familiar. Esse projeto de duplicação não termina, novos estudos estão sendo realizados para contemplar novas famílias”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

O projeto resultou na duplicação dos canos de abastecimento, em uma extensão de 1.350 metros de rede. “Essas comunidades sofriam com a falta frequente de água, o que dificultava o fortalecimento do processo de cultivo e produção dessas famílias, que tem a agricultura como forma principal de subsistência”, destaca a secretária municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques. 

A demanda foi apresentada ao Município pelas Associações dos Produtores, que conhecem bem a realidade vivida nas comunidades rurais. “Essa nova rede será fundamental para de alguma forma dinamizar os cultivos de caixarias, folhosas e produção de pequenos animais. O nosso sentimento é de gratidão. Os nossos agradecimentos ao prefeito Emanuel Pinheiro, que tem atendido nossas solicitações”, declara a presidente da Associação, Iva Miranda.

Quem também está satisfeito com o retorno recebido da Prefeitura, é o presidente da comunidade Rio dos Couros, João Cegonha. Segundo ele, com essa duplicação, o abastecimento de água para essas regiões será contínuo. “Agora que vem o período da seca, a partir do mês de julho e agosto, teremos água o suficiente. Iremos produzir sem preocupação”, pontua.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Obras Públicas.