Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

05 de Junho de 2019 10h30

Prefeitura divulga programa de isenção fiscal para empresários em feira de negócios

05/06/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Davi Valle

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico apresenta seu plano de incentivos fiscais, Pró-Cuiabá, para atrair empresas à Capital, durante os três dias da EXPOECOS-MT – maior feira do Centro Oeste voltada à cadeia produtiva de abastecimento da Indústria, Atacado, Varejo e Food Service - que acontece no Centro de Eventos do Pantanal entre os dias 4 e 6 de junho.

Com descontos em impostos que variam de 50% a 100%, por períodos entre três e 10 anos, o programa fomenta a geração de emprego e renda na cidade. “Temos avançado na divulgação do projeto, que impacta diretamente na economia. Então, ao nos aproximarmos desses empreendimentos, visamos à contrapartida de investimentos em Cuiabá”, explica a titular da Pasta, Débora Marques.

Ela também fala sobre a possibilidade de beneficiamento de empresas locais que possuem projetos de expansão. Os interessados podem procurar a Secretaria, onde serão dados todos os encaminhamentos. “Estes esforços fazem parte do plano de gestão do prefeito Emanuel Pinheiro que tem atuado para facilitar a chegada de novos investidores a Cuiabá”, diz.

No stand da Pasta o acesso ao Sine Municipal também é facilitado. Assim, as empresas que venham a se instalar na cidade ou que já estão aqui podem disponibilizar suas vagas em um vasto cadastro de profissionais. “É o nosso R.H. Ali são feitos os filtros específicos para cada vaga e perfil de contratado.”

Com relação ao Pró-Cuiabá, Débora destaca que o valor dos descontos é diferente para cada empresa, podendo variar de acordo com seu porte, área de atuação e quantidade de postos de trabalho gerados.

Para a solicitação do benefício scal, a empresa terá que apresentar um projeto de investimento que será analisado por uma comissão técnica formada pelas secretarias municipais envolvidas na concessão do respectivo benefício, conforme modelo denido pela Secretaria. Todos os trâmites e cadeias beneficiadas estão especificados na Cartilha Pró-Cuiabá, que pode ser acessada aqui.

O evento

A EXPOECOS-MT é o maior evento do Centro-Oeste da cadeia produtiva de abastecimento da Indústria, Atacado, Varejo e Food Service, está instalada numa área de 3.800m², com cerca de 80 estandes. Espera-se a presença de 10 mil pessoas até o último dia, entre executivos de redes (médias e grandes lojas), proprietários de minimercados, mercearias, lojas de conveniências bem como panificadoras, restaurantes e prestadores de serviço. A secretária dos 300 Anos, Cely Almeida, participou da abertura do encontro, representando o prefeito da Capital.