Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / SEMANA SANTA

21 de Fevereiro de 2018 17h41

Prefeitura de Cuiabá inicia planejamento da 27ª edição do Peixe Santo

21/02/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

A Prefeitura de Cuiabá iniciou o planejamento da 27ª edição do Peixe Santo, com a realização da primeira reunião de 2018, que aconteceu nesta quarta-feira (21), na Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico. O encontro contou com a presença de gestores das pastas de Mobilidade Urbana, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Ordem Pública, além da Vigilância Sanitária e das polícias Militar e Ambiental.  

“Nesta reunião preliminar nós estamos abordando toda a questão logística que envolve a realização de um projeto desse porte. Precisamos definir qual será a equipe de trabalho que vai conduzir todas as etapas, para que em 2018 possamos valorizar ainda mais os esforços dos pequenos produtores que dedicam suas vidas à servir a Capital com alimentos de qualidade. Como nos anos anteriores, vamos dispor postos de comercialização de pescado nos dias que antecedem a Semana Santa, garantindo que as quatro regiões sejam devidamente atendidas, para facilitar o acesso ao produto”, afirmou Vinicius Hugueney, secretário municipal de Agricultura.

Para que todo o período de comercialização seja conduzido em conformidade com a lei, respeitando também as diretrizes sanitárias, a Secretaria de Agricultura vai apresentar o projeto para o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), para que o órgão faça o devido acompanhamento de todo o processo. Além disso, o Município alinhará alguns trâmites técnicos junto ao Ministério Público do Estado.

“Faremos reuniões com ambas as instituições para que tenhamos todas as orientações necessárias para que o Peixe Santo seja um sucesso. Vamos buscar o apoio do Indea para que eles nos auxiliem a conduzir todas as etapas do projeto, desde a saída do pescado de sua fonte de origem até a comercialização final. Temos muitos detalhes a serem definidos ainda, mas já estamos alinhavando mais uma edição, seguindo a premissa do nosso prefeito Emanuel Pinheiro, que quer garantir uma forte movimentação econômica a partir da valorização dos alimentos produzidos na nossa zona rural. Com 38% de todo peixe consumido na cidade sendo de origem cuiabana, a 27ª edição evidenciará ainda mais o potencial produtivo que a Baixada Cuiabana possui”, concluiu.