Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ

27 de Abril de 2018 05h54

Prefeitura de Cuiabá está no CRAS do Tijucal levando oportunidades de emprego e formalização ao cidadão

27/04/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Gustavo Duarte

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá por intermédio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano continua nesta sexta-feira (27), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Tijucal, das 09:00 às 16:00 horas, para atender o cidadão que precisa tirar a Carteira de Trabalho ou de orientações sobre micro empreendedorismo e outras.  A ação faz parte das comemorações dos 299 anos da Capital.

Os projetos Sine e Você e o Avança, coordenados pelo Centro de Atendimento ao Empreendedor (CAE), chegam às comunidades que possuem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com o objetivo de levar aos cidadãos, nos bairros mais distantes,  os serviços que a Prefeitura disponibiliza através do Sine Municipal e da Diretoria de Indústria e Comércio.

“Fizemos esta parceria com a secretaria de Assistência Social para dar mais visibilidade e acesso às pessoas que precisam dessa orientação. Ainda dá tempo para quem ainda não pode ir ontem (quinta-feira), disputar umas das 50 vagas que estamos oferecendo. E com o CAE, nós queremos dar a oportunidade para que o pequeno trabalhador possa sair da informalidade, gerando emprego e renda para a nossa cidade”, ressaltou o secretario adjunto de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Marcelo Pires.

Para a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social do bairro Tijucal, Fabiana Mariana Auxiliadora da Silva Soares, a oferta desses serviços é muito importante para a comunidade.

“A população sempre procura, eles vem aqui na unidade muitos sem documentação. E a carteira de trabalho para a população é essencial, porque ela é um dos documentos necessários para fazer o Cadastro Único que é a porta de entrada para os benefícios do Governo Federal. Então a colaboração entre as secretarias é de suma importância, ajuda tanto uma secretaria quanto a outra e, no final, quem sai ganhando é a população”, afirmou a coordenadora e assistente social.

Serviços

No primeiro dia de ação (nesta quinta-feira), no bairro Tijucal foram emitidas cerca 20 novas carteiras de trabalhos e 60 pessoas encaminhadas para as vagas disponíveis. Com também cerca de 6 pessoas vieram em busca de informações da formalização do pequeno empreendedor, sendo que duas delas tiraram seu CNPJ e outras que já tem o MEI (Micro Empreendedor Individual), conseguiram as informações que buscavam sobre créditos, retiradas de notas fiscais e benefícios previdenciários.  

“Vim em busca dessas oportunidades do Sine no Cras porque eu participo do programa do Pró- Família, mas esse dinheiro do bolsa família é muito pouco,  não dá para sustentar minha família e com as vagas do Sine aqui perto de casa fica melhor para gente se candidatar a um emprego”, disse dona Rita Fernandes de Melo que se candidatou a vaga de ajudante de cozinha.

“Eu vim aqui pegar informações sobre o micro empreendedor. Eu tenho empresa aberta há oito anos, mas eu gostaria de saber a respeito de empréstimos e verificar as minhas guias e alvarás e ver se está tudo em ordem”, conta Celso Alexandre de Magalhães proprietário de lanchonete na avenida principal do bairro.

Os outros 13 CRAS espalhados pela cidade também receberão esses mesmos serviços, seguindo um cronograma de atendimento. O próximo acontecerá no bairro Osmar Cabral, no dia 10 de maio.