Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / PRAÇA DA REPÚBLICA

12 de Setembro de 2017 08h12

Prefeitura dá aval para realização de feiras de artesanatos em áreas públicas

12/09/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Tchélo Figueiredo

Uma feira de artesanato na Praça da República chama a atenção das pessoas que circulam no Centro de Cuiabá. Iniciativa do grupo “Mulheres de Fibras”, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, a ideia é estender as atividades para outros locais na área central e nos bairros.

A organização destes eventos está sob a responsabilidade da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.  A Prefeitura de Cuiabá tem se empenhado na realização das feiras de artesanatos. Elas terão um ponto fixo na Praça da República e nos finais de semana poderão manter as atividades na Orla do Porto.

Outro passo importante Associação Mulheres de Fibras é tornar as artesãs em micro empreendedoras individuais. Este também é um trabalho que a Secretaria vem fazendo para regulamentar as atividades destas trabalhadoras.

“O que a gente mais quer é fazer dessas pessoas grandes empreendedoras. Qualquer pessoa que passe pelas feiras que eles participam pode constatar que criatividade, bom gosto e determinação não faltam. O que estamos fazendo é dar um empurrãozinho, para que possam garantir o seu sustento com mais dignidade. Para isso vamos ajudar neste cadastramento, tirar o CNPJ de todas, promover cursos de aperfeiçoamento e dar espaços pra que eles possam comercializar seus produtos. Essa é a gestão humanizada que visamos promover, dando espaço a quem realmente quer trabalhar. E em breve, estaremos divulgando um calendário do local onde as feiras irão acontecer", completou o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinícius Hugueney.

A Associação Mulheres de Fibras, presidida pela dona Sonia Aparecida de Freitas, vem crescendo à medida que as feiras vão acontecendo. “Nós só temos a agradecer ao prefeito Emanuel Pinheiro que prontamente vem atendendo nossos pedidos, todas as vezes que estivemos na prefeitura, ele nos recebeu e deu garantias para realização das nossas feiras em praças públicas. Muitos dos nossos já estão se formalizando e agora é trabalhar para atingir nosso objetivo maior que é criar a marca do artesanato cuiabano para os 300 anos de Cuiabá. E assim criar um selo que identifique o nosso trabalho em qualquer lugar do mundo”, destacou dona Sonia.  

A feira fica na Praça da República continua hoje até às 18h.