Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / VALORIZAÇÃO

25 de Novembro de 2019 18h25

Prefeito entrega barracas e jalecos a feirantes durante Seminário

25/11/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro entregou 380 barracas padronizadas aos comerciantes da feira do CPA II, no 2º Seminário dos Feirantes, realizado nesta segunda-feira (25). No evento, que reuniu cerca de 700 pessoas, eles receberam jalecos e autorizações de funcionamento, que garantem a legalidade da atividade.

O encontro é promovido pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico e também contou com uma palestra sobre empreendedorismo, ministrada pelo representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Júlio Henrique Prioc.

De acordo com a titular da Pasta, Débora Marques, a padronização das feiras na Capital será realizada em etapas. Diante disso, a do CPA II foi escolhida como piloto do projeto por ser a maior da cidade. Desde 2018 ela vem passando por ações de demarcação, relocação e reinstalação de pontos de energia elétrica.

Para Débora isso só foi possível graças à alteração do decreto municipal que regulamenta as feiras livres, que tornou a legislação mais moderna. “Como mulher que foi feirante e ambulante fico muito feliz de participar desta mudança. Tenho muito orgulho da minha história e fico emocionada de fazer esse trabalho junto à categoria.”

Ao finalizar o Seminário, Pinheiro lembrou seu compromisso com os feirantes. “Não temos outro objetivo a não ser trabalhar com vocês, portanto, a orientação à secretaria é para escutá-los. Não conheço outra maneira de avançar que não seja pelo diálogo”, disse.

Há dois anos à frente da Associação dos Feirantes de Cuiabá - Pedrinho das Feiras, a comerciante Marcela Albuquerque destaca a importância na aproximação entre o poder público e a categoria, que passa a ser valorizada com ações deste tipo. O grupo hoje conta com mais de 900 cadastros.

“Trabalho nas feiras há 25 anos e era grande essa necessidade. Uma das principais vantagens da identificação é a tranquilidade para trabalhar. Já a aquisição das barracas vai bem além da questão estética, que também é importante, mas será primordial para a organização e limpeza do espaço. Assim ganhamos nós e os clientes”, conta.

Também participaram do evento os vereadores Vinícius Hugney e Mário Nadaf; o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa; o deputado estadual Paulo Araújo; o secretário adjunto de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Ernesto Barbosa e o diretor de Agricultura da Pasta, José Lídio da Silva.

Parceria

Durante o Seminário o representante do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Bela Vista (IFMT), Deiver Alessandro Teixeira, anunciou uma parceria com a Prefeitura para oferecer qualificação aos trabalhadores. O curso, voltado ao manuseio de alimentos, deve ser anunciado nos próximos meses.

Para viabilizar a capacitação, os participantes preencheram fichas técnicas que ajudarão os profissionais do IFMT a traçar o perfil dos candidatos. “Gostaria de parabenizar o prefeito que está sempre com as portas abertas para nos receber e é  solicito às questões de educação”, disse  Deiver.