Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / TRABALHO E COMPROMISSO

08 de Março de 2022 15h42

Pra Frente Cuiabá: Secretário se reúne com representantes do Porto Seco para debater sobre o IMEX

08/03/2022

EMILY MAGALHÃES

Gustavo Duarte

Arquivo

O secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, participou de uma reunião na tarde desta segunda-feira (7), com representantes do Porto Seco de Mato Grosso para dar continuidade a primeira etapa do programa de Importação e Exportação - IMEX Cuiabá, que integra o “Pra Frente Cuiabá”, uma iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro que visa fortalecer as atividades econômicas, considerando principalmente os impactos decorrentes da pandemia de Covid-19.

O IMEX Cuiabá deve atrair mais parcerias para ações de fomento ao investimento em qualificação e capacitação de empreendedores e implantar a Câmara de Comércio Exterior. O novo programa será executado em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Arco Norte Terminais e o Porto Seco de Cuiabá.

O processo do IMEX é dividido em três etapas, a primeira é a elaboração do plano de negócios, que implica a identificação das alíquotas, dos impostos e logísticas para importação e exportação. Já a segunda etapa, está relacionada ao processo operacional de envio e recebimento de produtos. Por fim, a última etapa consiste no acompanhamento de todo o processo para garantir que o produto chegue ao destino final da forma adequada.

“Precisamos do apoio do Porto Seco e do terminal do Arco Note para nos dar esse suporte. Por isso a importância dessa visita, para que as nossas equipes tenham conhecimento sobre o funcionamento do Porto Seco e juntamente com a UFMT, teremos muito mais facilidade para elaboração do plano de negócio. O programa já está fazendo a primeira etapa e a identificação dos clientes em potencial. Nós já temos três clientes que despertaram para o mercado de importação e exportação e, a partir de agora, iniciaremos a entrada na próxima fase, que é prospectar de forma concreta a condição de viabilidade comercial”, explicou o secretário Francisco Vuolo.

Os processos de importação e exportação serão executados em recinto alfandegado, sob a supervisão dos órgãos aduaneiros, Receita Federal, Ministério de Agricultura e Anvisa. A UFMT será a responsável pela capacitação e qualificação de todos os empresários que tenham interesse em participar do comércio internacional.

“A Universidade participa desse termo de cooperação junto com a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento, Porto Seco e Arco Norte, e a ideia é que a Secretaria leve esse tema aos empresários, a Universidade entre apoiando a qualificação através dos núcleos de pesquisas e o Porto Seco fique com a parte de infraestrutura”, disse a professora e representante da UFMT, Luciane Durante.

O Presidente do Porto Seco, Francisco Antônio de Almeida, o Chico Paiaguás, também destaca a importância da parceria para dar continuidade ao programa. “O caminho correto é esse, entender todo o trabalho e esforço técnico para fazer o programa funcionar na prática, verificar o que tem viabilidade ou não. É muito importante essa visão que a Secretaria está tendo, pois sem isso não conseguiríamos transformar esse sonho em realidade. Como Mato Grosso ainda é carente nessa área, nós temos um longo caminho a percorrer, mas vamos fazer isso de forma que tenhamos sucesso nessa empreitada. Iremos auxiliar os importadores e exportadores a obterem sucesso também”, pontuou.