Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

21 de Abril de 2011 12h45

Peixe Santo registra recorde de comercialização

21/04/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

"O povo quer peixe farto, e barato. O Projeto Peixe Santo oferece isso", disse hoje (21-04) o secretário municipal Dilemário Alencar (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), ao comemorar o sucesso do projeto, que continua batendo recordes de comercialização, em relação aos períodos anteriores. A previsão é de que sejam comercializadas mais de 500 toneladas, 100 a mais do que em 2010.

Postado ao lado do Caminhão do Peixe, veículo que se encontra estacionado na Praça Ulysses Guimarães desde segunda-feira, Dilemário enfatizou que o prefeito Chico Galindo é o grande mentor do sucesso do Peixe Santo de 2011, "juntamente com os parceiros do Município nesta empreitada de cunho largamente social", definiu.

"Ontem, quarta-feira, contabi lizamos o movimento de vendas apenas no Caminhão do Peixe, de quase uma tonelada do produto. Isso nunca aconteceu antes na Capital, é muito animador, em todos os sentidos. A aquisição de peixes durante o transcurso da Semana Santa, com base na tradição religiosa, é maciça por parte dos católicos e outras crenças, e a Prefeitura se preparou para atender a população a contento. O prefeito Galindo quer garantir peixe à mesa dos habitantes da Capital. Houve ocasiões em que o produto faltou ou os preços estiveram acima das condições das classes mais humildes".

Com o Peixe Santo, o quilo de pescado inteiro, com vísceras, sai a R$ 6,00, exatamente a mesma tarifa do ano passado, 2010. "A Aquamat e os piscicultores que se integram ao projeto entenderam o sentido social do trabalho, colaborando com a Prefeitura. Amanhã, Sexta-Feira Santa, ápice das  vendas, estaremos prontos para não deixar que ninguém volte para casa sem seu peixe".

Dilemà ¡rio informa que os trabalhos (vendas nos pontos e no Caminhão do Peixe) se encerram pontualmente às 12 horas desta sexta. "Será quando teremos uma ideia exata da amplitude desta edição do projeto desencadeado nos quatro polos da Capital, com campanha institucional na mídia e toda uma estrutura logística voltada a oferecer mais comodidade a quem compra e, também, a quem vende o Peixe Santo".

Conforme Dilemário, o projeto sequencial ao Peixe Santo, o Peixe Nosso, tem previsão de ser oficializado em junho próximo. "Devemos proceder o lançamento do Peixe Nosso já com toda a agenda de serviços que o projeto irá disponibilizar à população da Capital. Uma das etapas consiste em transformar o Caminhão do Peixe em feira itinerante deste produto em bairros da cidade".

Logicamente, admitiu, a Prefeitura espera atingir o máximo de comunidades da Capital com o Peixe Nosso, mas levando-se em conta que existem mais de 240 bairros em Cui abá, ele acredita ser necessário ampliar a estrutura disponível. "Aos poucos, devemos conseguir isto, mais caminhões, mais pontos de venda credenciados para que o povo cuiabano possa adquirir peixes de qualidade próximo de suas casas, ainda que resida em regiões periféricas. Em resumo, o Peixe Nosso é o segundo passo para disponibilizar peixes criados em viveiros para os habitantes da Capital mato-grossense durante todo ano, não somente nos dias religiosos. Peixe é saudável, é gostoso, e se o próximo projeto for ofertado em condições similares a do Peixe Santo, será mais um sucesso social da Prefeitura de Cuiabá".