Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / FOMENTO

17 de Abril de 2018 15h59

Município realiza capacitação para artesãos da Capital

17/04/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Gustavo Duarte

Arquivo

Os secretários de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicyus Hugueney e  de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo participaram nesta segunda-feira (16), no auditório do Palácio Alencastro, das palestras “Empreendedorismo” e “Atitude Vencedora” realizadas em parceria com o Sebrae – MT e com a empresa Sem Mais Desculpas Treinamentos, voltadas aos artesãos do município.

Artesãos vindos de todas as regiões da Capital lotaram o auditório da prefeitura, para conhecerem o significado que a produção artesanal representa para a sua economia e a do município, gerando emprego e renda e a comercialização de seus produtos. A capacitação serviu para auxiliá-los a se tornarem empreendedores e para que consigam dimensionar sua efetiva participação no mercado de bens de consumo.

“O nosso trabalho é no sentido de tornar o artesão cuiabano eficiente, forte e reconhecido pela qualidade e profissionalismo. Com as capacitações fornecidas pelo município e produtos exclusivos confeccionados pelos artesãos, é possível resistir a qualquer dificuldade econômica e fortalecer ainda mais o comércio local”, destacou o secretário Vinicyus Hugueney.

“É uma satisfação muito grande participar desse evento, a iniciativa e a vontade do nosso prefeito Emanuel Pinheiro em fortalecer toda a cadeira produtiva ligada ao artesanato, é expressa nas ações das nossas secretarias que estão sempre de portas abertas para criar os instrumentos necessários a fim de garantir o fortalecimento desse segmento. E não há como pensarmos em desenvolvimento e crescimento se não agregar o principal que é o conhecimento. Por isso, a iniciativa de qualificação é sem duvida um grande avanço” conclui o secretário Francisco Vuolo.   

Ministrada pelo consultor em gerenciamento e empreendedorismo do Sebrae, Júlio Henrique Prioc,  a palestra  “Empreendedorismo e Micro Empreendedor Individual” trata do micro empreendedor individual como a porta de entrada nos negócios do país alertando para o fato de que o artesanato deve ser tratado como um negócio e o empreendedorismo é o que falta para agregar valor ao produto e tornar essa atividade rentável de fato.

“As minhas palestras são na verdade um bate papo informal. Nós do Sebrae, como todos os órgãos de controle, acreditamos que esse micro empreendedor individual tende a crescer. Aqui tiramos dúvidas e orientamos sobre os processos e encaminhamentos para abertura do MEI (Micro Empreendedor Individual). A prefeitura e o Sebrae já tem uma parceria antiga. Como o Sebrae vive de projetos, então temos um ciclo de projetos que a prefeitura complementa através da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico”, contou o palestrante.

Ele também adiantou mais uma parceria com o município, a “Semana do MEI”. Nas nas próximas semanas, em frente a Praça Alencastro, onde funcionou a Procuradoria do Município,  haverá oficinas abordando assuntos como  crédito, formalização, vendas entre outros .

A segunda palestra ministrada por Marco Simioni da empresa Sem Mais Desculpas Treinamentos também empolgou os artesãos com o tema “Atitude Vencedora”.

O evento contou com a participação das associações Homens e Mulheres de Fibra e Mato-grossense de Artes de Artesanato, além do Moto Turismo de Cuiabá – Amaatmm, trazendo vários artesãos em busca de qualificação.

“Eu trabalho, com guardanapos, crochês, tapetes e colchas de retalhos. No grupo eu estou apenas começando, espero entender tudo que eles falaram aqui para que eu possa profissionalizar o meu trabalho e, talvez, quem sabe, poder contratar alguém pra me ajudar, conforme as coisas forem crescendo”, acredita dona Maria Cândida da Silva.

As pastas vêm desenvolvendo constantemente atividades que fomentem a qualificação do artesão.