Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / CONTROLE

28 de Abril de 2020 09h30

Mercado do Porto tem atividades suspensas até quarta-feira (29)

28/04/2020

CAROLINA MIRANDA

A Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, da Prefeitura de Cuiabá, informa que as atividades no Mercado do Porto estão suspensas nesta terça e quarta-feira (28 e 29) para reforço das ações previstas  no Protocolo de Biossegurança implementado pela gestão municipal para evitar à disseminação do novo coronavírus.

De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques,  a decisão foi tomada após várias denúncias quanto ao  desrespeito das medidas estabelecidas na legislação municipal de prevenção e controle no enfrentamento ao novo Coronavírus . “O prefeito Emanuel Pinheiro desde o primeiro decreto está sendo claro e objetivo sobre a importância do isolamento social. Os estabelecimentos só poderão permanecer em atendimento se respeitarem todas as normas estabelecidas pela Prefeitura de Cuiabá. O que ocorreu foi o contrário, por isso a decisão de suspender as atividades”, disse a secretária.

Ao todo o Mercado abriga 149 permissionários. Desse montante, 14 são dos segmentos de bares e restaurantes. “O prefeito Emanuel Pinheiro desde o primeiro decreto está sendo claro e objetivo sobre a importância do isolamento social. Os estabelecimentos só poderão permanecer em atendimento se respeitarem todas as normas estabelecidas pela Prefeitura de Cuiabá. O que ocorreu foi o contrário, por isso a decisão de suspender as atividades”, disse a secretária. 

Reuniões com os permissionários dos segmentos de frutas e verduras, açougues e peixarias já foram iniciadas (a fim de fortalecer os procedimentos, principalmente no que diz respeito a higienização do local, disponibilização de álcool gel, uso de máscaras e manter o distanciamento de pelo menos um metro entre as pessoas. “Queremos com essas reuniões sensibilizar ainda mais esses trabalhadores que estão levando com seriedade os trabalhos, para evitar a proliferação do Covid-19 aqui na Capital”, pontuou.

Portanto, os atendimentos presenciais nos bares e restaurantes estão suspensos por tempo indeterminado. Por enquanto apenas sistema delivery ou retirada dos pedidos pela parte dos fundos. Os demais setores a previsão de retomada dos atendimentos está previstos para esta quarta-feira (30). Por enquanto não será aplicada nenhum tipo de penalidade, apenas fortalecimento do compromisso.

“A situação é grave. Todo cuidado é pouco. Precisamos da colaboração e conscientização de toda população nesse momento”, concluiu Débora Marques.