Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / OPÇÃO PARA TODA FAMÍLIA

06 de Setembro de 2017 17h13

Mercado do Porto realiza Festival Multicultural durante o feriadão

06/09/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico e os comerciantes do Mercado do Porto realizam a 1ª edição do “Festival Multicultural do Mercado do Porto”. Iniciado nesta sexta-feira (06),  o evento se estende até o dia 10.

Música, artesanato, gastronomia, floricultura e um espaço para diversão da criançada estão à disposição do público. Os organizadores esperam reunir 30 mil pessoas durante os cinco dias de festival.

A parte externa dos fundos do tradicional Mercado do Porto foi transformada em uma praça de eventos. A ação tem como objetivo tornar o local ainda mais atrativo para o consumidor cuiabano e para os turistas. Por lá, o visitante poderá encontrar moveis em palhete, cerâmicas, bijuterias, doces e licores, machetaria, tapetes, bonecas de pano, crochês, material reciclado e flores artificiais e naturais.  

“Fico muito contente pela iniciativa, ainda mais sendo a prefeitura um canal facilitador desse tipo de ação. Assim o público que vem aqui na feira vai poder ter mais opções de compra, proporcionando ao expositor mais uma renda para suas famílias. Com isso, ganha a prefeitura, a secretaria, os permissionários e assim ganha Cuiabá, além de estarmos criando opções de lazer neste período de feriado, onde muito aproveitam para viajar”, ressalta Vinicius Hugueney, secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.  

Atualmente, a feira possui 144 permissionários. Para o presidente da Organização do Mercado do Porto José Ismar de Azevedo, esta é a primeira proposta de fomento com uma vertente diferente. Segundo ele, muitas virão com o intuito de criar atrativos a mais para o local. “Quero convidar toda população cuiabana para prestigiar. Aqui teremos aquele peixe tradicional da culinária cuiabana, teremos música, artesanato das Mulheres de Fibra e diversão para garotada, enfim, uma programão para seu feriado”, disse José Ismar.

Sonia Aparecida de Freitas, artesã há 40 anos e presidente da Associação Mulheres de Fibra, destaca a importância de se ter mais espaço público. “Quando recebemos o convite do secretário e da organização, aceitamos na hora. É muito bom saber que tem gente que acredita e valoriza o nosso trabalho. Sabemos que o projeto ainda esta engatinhando, mas queremos ver ele grande, eles podem nos chamar que a gente vem”, completou a presidente.