Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / COMEMORAÇÃO

29 de Setembro de 2017 16h03

Mercado do Porto completa 23 anos mantendo a tradição e a qualidade de seus produtos

29/09/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

O Mercado do Porto, denominado Antônio Moisés Nadaf,  completa neste sábado (30) 23 anos de atividades em torno do comércio de peixes e produtos hortifrutigranjeiros. A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, tem sido parceira atuante dos permissionários.  

Em junho, o prefeito Emanuel Pinheiro apresentou aos feirantes o projeto do novo Mercado do Porto, orçada em R$ 15 milhões, dos quais R$ 9,5 milhões de emendas parlamentares.

“O Mercado do Porto é nosso patrimônio e uma das maiores identidades culturais da nossa cuiabania. Esses 23 anos de existência aqui foi grande vitória alcançada pelo saudoso coronel Meirelles e que pretendo honrar trazendo para cá este projeto ousado, fruto de um sonho iniciado no coração dos permissionários e abraçado pela gestão municipal, que não descansará até ver o lugar completamente remodelado, oferecendo mais conforto aos trabalhadores e as pessoas que circulam na área” destacou o prefeito.

Inaugurado em 1995, pelo então prefeito José Meirelles, ocupa uma de 26.480 metros quadrados da área do “Campo do Bode”, abrigando açougue, aves, peixes de todos os tipos, além de hortifrutigranjeiros.

Atualmente o local é um dos mais visitados da Capital por turistas que busca de conhecer produtos os produtos regionais e agora redescoberto pelas novas gerações, gente que chega de madrugada atrás dos caldos servidos pelas lanchonetes e restaurantes, que ainda funcionam na hora do almoço ou até mesmo para saborear um pastel com caldo de cana.

A vendedora de temperos e especiarias, Reiko Funakawa ou Laura, faz questão de ainda hoje tocar ela mesma o comércio de sua família. “Eu vim para Cuiabá com meu marido lá de Maringá, no Paraná. Um dia procurando trabalho saí caminhando pela antiga feira, quando vi uma barraca com uma placa de venda. Eu e meu marido vimos ali uma oportunidade de sobrevivência para nossa família e em seguida a feira já veio para cá e estou aqui até hoje e é daqui que sustento meus filhos e netos”, disse a feirante.

Recentemente, a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico realizou em parceria com organização dos comerciantes da Feira do Porto a 1ª edição do “Festival Multicultural do Mercado do Porto”, atraindo um público ainda maior para o local.

“Nós sempre estamos em contato com os permissionários e há pouco tempo começamos implantar a acessibilidade para facilitar a vida das pessoas portadoras de deficiência. E sempre que eles pedem a gente vem aqui e tenta resolver as demandas mais emergenciais do local, até que chegue a grande reforma do projeto do novo Mercado do Porto. Quero aproveitar e parabenizar os comerciantes pelos 23 anos de existência” completou Vinicius Hugueney, secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

Para o presidente da Organização do Mercado do Porto, José Ismar de Azevedo, é com muita alegria que o lugar comemora 23 anos de luta. “Chegamos aqui acreditando que ia dar certo e deu e muitos comerciantes aqui ainda são remanescentes do antigo e centenário Mercado do Peixe. Muitas barracas aqui ao longo do tempo passaram de pai para filho e com a gestão Emanuel Pinheiro vamos poder realizar nosso sonho de um Mercado novo”, conclui José Ismar.