Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / AGRICULTURA FAMILIAR

24 de Julho de 2017 09h39

Kits de irrigação são distribuídos para duas comunidades da zona rural

24/07/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Marcos Vergueiro

Arquivo

A entrega de kits de irrigação pela Prefeitura de Cuiabá às comunidades rurais Bela Vista e assentamento 21 de Abril, distante 65 km, promete mudar a realidade de dezenas de famílias. O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney, destacou as parcerias que estão sendo firmadas para levar novos investimentos para melhorar as pequenas produções.

Cuiabá recebeu 70 kits de irrigação por gotejamento que vão fortalecer a agricultura familiar e o pequeno produtor. Os 10 produtores beneficiados tiveram que passar pelas determinações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Umas delas é já produzir na área.

Durante a entrega foi assinado um Termo de Compromisso entre a Secretaria e os agricultores, onde eles se comprometem a honrar alguns compromissos. “É de responsabilidade nossa selecionar esses produtores rurais, por isso acredito que os escolhidos irão realizar um excelente trabalho. Tive a oportunidade, em uma reunião na Secretaria, de conhecer todos os presidentes para entender a realidade deles. Agradeço ao prefeito Emanuel Pinheiro que nos deu essa missão de estar à frente da Secretaria, humanizando nossos serviços e, assim, aproximar essas pessoas, que estão no entorno da cidade para dentro esta gestão,” ressaltou Vinicius.

Na oportunidade, ele também aproveitou para mostrar aos produtores um esboço do que será o “Barracão do Produtor”, que funcionará na Central de Abastecimento de Cuiabá (CAC) para que eles possam comercializar seus produtos com mais tranquilidade.

Sobre os kits

De acordo com os resultados já observados, esse tipo de tecnologia garante uma economia de até 60% do uso de água na lavoura, preserva o solo e gera maior rentabilidade ao produtor. Outro aspecto importante da tecnologia está relacionado ao melhoramento da produção, uma vez que a quantidade de água pode ser regulada de acordo com a necessidade da planta.

Para a presidente da comunidade Bela Vista, Berenice Maria Grando, esta é uma grande realização para os produtores daquela região. “Para nós ajuda bastante, porque em 11 anos que a a gente vem correndo atrás de muitas coisas para trazer a comunidade. E esta é a primeira vez que um pedido nosso é atendido. Acredito que isso vai dar muita força para nós produtores a continuar nosso trabalho. Este com certeza é o primeiro grande passo pra gente continuar”, disse a presidente.

O deputado federal Ezequiel Fonseca participou do ato de entrega dos kits.