Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

17 de Setembro de 2012 16h45

IX Semana do Peixe termina com venda de 1 tonelada de pescado

17/09/2012

Carol Sanford - Secom Cuiabá - (65) 3645-6054

Terminou nesta segunda-feira (17/09), a IX Semana do Peixe em Mato Grosso, com o Caminhão do Peixe no bairro Jardim Imperial. Na última sexta-feira (14/09), a prefeitura de Cuiabá fez o encerramento do evento no Museu do Rio Hid Alfredo Scaff. Durante as duas semanas em que o consumo de peixe foi incentivado, cerca de uma tonelada de pescado foi comercializada.

A semana do peixe ocorreu no período de 3 a 17 de setembro, promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. Com abrangência nacional, o evento tem o objetivo de incentivar o consumo de pescado pelos brasileiros, através de ações promocionais maciças em supermercados, peixarias, meios de comunicação e na mudança de hábitos da população, além de estimular a geração de emprego e renda.

“Não foi apenas o consumo que foi estimulado, mas também a produção através dos pequenos produtores também. A prefeitura disponibilizou o caminhão do peixe que facilita o transporte do pescado, do produtor até o consumidor. E com essa iniciativa oportunizamos um peixe mais barato, já que o custo é menor”, explicou a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Tânia Mattos, que representou o prefeito Francisco Galindo, no encerramento.

O Caminhão do Peixe esteve cada dia em um dos bairros da capital e durante toda a programação da praça Ulisses Guimarães.

No encerramento, a programação ficou por conta de diversas apresentações culturais com grupos teatrais da comunidade de Bonsucesso, banda da Polícia Militar, agentes ambientais mirins, grupos folclóricos (como o Flor Ribeirinha), exposição da Sema/Polícia Ambiental demonstrando apetrechos de pesca lícitos e ilícitos, comercialização de artesanatos e produtos culinários artesanais. Além da comercialização de pratos da culinária cuiabana com peixes e seus acompanhamentos.

A programação da Semana do Peixe foi feita em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura/Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura de Mato Grosso, prefeitura de Cuiabá, através das Secretarias Municipais de Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Cultura e Educação, UNIC, SEBRAE, SENAR, AQUAMAT, ASPROPEIXE, Federação dos Pescadores, ASCOMMIS, e grupo Bom Futuro.