Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / ARTESANATO

22 de Agosto de 2017 14h49

Grupo de artesãs 'Mulheres de Fibra' busca apoio da Prefeitura para sair da informalidade

22/08/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito em exercício, Niuan Ribeiro, e secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney, receberam nesta segunda-feira, 21, no auditório do Palácio Alencastro, o grupo de artesãs “Mulheres de Fibra”, a fim de delinearem assuntos pertinentes à classe.  

Cerca de 200 mulheres artesãs estiveram em reunião para pedir apoio da Prefeitura de Cuiabá na realização das feiras de artesanatos nos mais diferentes pontos da cidade ou se tornem itinerantes, garantindo toda estrutura necessária. Elas também reivindicaram ajuda para que saiam da informalidade e se tornem micro empreendedoras individuais.

“A mulher brasileira é com certeza a mulher que tem mais fibra no mundo, ainda mais mulheres que transformam a sua criatividade em um mecanismo de sustento. Vocês podem ter certeza que a Prefeitura de Cuiabá em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, em nome da nossa gestão humanizada, vai fazer de tudo para que desempenhem o trabalho da melhor maneira possível, para que entrem na formalidade e possam gerar empregos e renda”, afirmou o prefeito em exercício.

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Humano tem acompanhado há algum tempo as “Mulheres de Fibra”. "A primeira ação em favor da classe foi ceder o espaço da Orla do Porto para elas trabalharem e agora elas pretendem chegar mais longe, ocupando outros lugares, como por exemplo, na área central da Capital", disse o secretário.

O secretário ainda citou, como exemplo, o florista Sérgio Gomes de Freitas, proprietário da exposição itinerante “Apaixonados Por Rosa do Deserto”, que trabalhou por muito tempo na informalidade e atualmente gera 30 empregos diretos e 15 indiretos e seus eventos têm tido cada vez mais aceitação no mercado e percorrido vários bairros da Capital, como CPA, Pedra 90 e Porto.

Já para a Sonia Aparecida de Freitas, artesã há 40 anos e presidente da Associação Mulheres de Fibra, a formalização e a garantia desses espaços de trabalho irão ajudar nas vendas e consequentemente a variedade de produtos a serem oferecidos aos turistas e compradores.

“Nós estamos muito gratas em saber que na gestão Emanuel Pinheiro, do Niuan e com o apoio do Vinicius, vamos poder contar com pessoas interessadas em resolver e melhorar a situação do artesão em Cuiabá. Agora, nós vamos fazer um chamamento completo para incluir artesãos mais distantes e que nunca tiveram conhecimento da nossa entidade para aumentar ainda mais o números pessoas com direitos conquistados e locais para trabalhar dentro das normas da nossa Associação”, afirmou Sonia.