Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / PARCERIA

18 de Abril de 2019 07h00

Feirinha de agricultura urbana e associação de artesãos se unem em evento

18/04/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Para além de ervas medicinais e árvores frutíferas, os frequentadores da feirinha de agricultura urbana também encontrarão, nos próximos dias, artesanato produzido pela Associação Homens e Mulheres de Fibra. O encontro acontece entre os dias 18 e 21 de abril no Mercado do Porto, onde as plantas são expostas diariamente.

O expositor Jorge Lemos Júnior, um dos idealizadores do evento, conta que a proposta é despertar o interesse do público nestes segmentos. “Nessa época o movimento cresce muito. Queremos que as pessoas conheçam mais sobre as plantas e os benefícios de tê-las em casa.”

Para isso, ele destaca que todos os envolvidos estão preparados para atender os clientes e tirar todas as suas dúvidas sobre cultivo. Assim, além dos cuidados básicos com a horta, repassados ali mesmo, outras dicas são difundidas por Júnior em um grupo de Whatsapp, mantido com os compradores.

De acordo com ele, para quem está começando agora, as espécies com maior saída são alface, cheiro verde, manjericão e hortelã, que são de fácil manuseio. Há também quem procure pela “peixinho,’ planta de folha aveludada, comumente empanada e frita por vegetarianos e veganos.

A parceria conta com apoio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, que disponibilizou o espaço e contribui com a divulgação. “Seguimos a determinação do prefeito Emanuel Pinheiro, que visa fomentar e expandir esse tipo de ação entre microempreendedores”, diz a titular da Pasta, Débora Marques Vilar.

A Homens e Mulheres de Fibra existe há cerca de três anos e conta com cerca de 500 associados que desenvolvem trabalhos variados. Diante disso, a organização garante que no local será possível encontrar opções de gastronomia e artesanato regional e nacional.

Lá também serão comercializados insumos e ferramentas para o cuidado com as plantas. Os interessados podem procurar pela Feirinha de Agricultura Urbana nos fundos do Mercado, ao lado do estacionamento, ou entrar em contato com o Júnior, por meio do telefone 992954191.