/ PARCERIA COM IFMT

18 de Fevereiro de 2020 08h10

Curso de boas práticas chega ao fim com entrega de certificados

18/02/2020

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Davi Valle

Alunos do curso de Boas Práticas e Manipulação de Produtos de Origem Animal receberam seus certificados nesta segunda-feira (17). Mais de 80 permissionários das 48 feiras de Cuiabá e do Mercado do Porto participaram do evento, fruto de parceria entre a Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus Bela Vista.

Na ocasião, profissionais da Vigilância Sanitária, órgão subordinado à Secretaria de Saúde, abordaram temas relacionados às normas de risco sanitário que norteiam as fiscalizações a feiras livres e estabelecimentos do tipo. De acordo com o especialista de saúde Victor Pagnosi Pacheco, embora as exigências pareçam óbvias, o reforço nas informações deve ser contínuo.

“A capacitação não acaba aqui, é preciso estar sempre discutindo e falando sobre essas coisas. Por isso trouxemos as informações para dentro da realidade deles, falando sobre assuntos como higienização pessoal, uso de álcool 70% e toucas. A adoção destas condutas como práticas constantes reduz o fluxo de contaminação e previne risco direto de contágio aos alimentos”, explica.

O curso teve início na última segunda-feira (10), quando os participantes foram divididos em grupos de estudo que abortaram as temáticas: higiene pessoal no contexto de comercialização de carne e peixe; setor de peixe; de carne vermelha e microbiologia. As aulas foram ministradas por especialistas da instituição e aconteceram nos laboratórios.

Para a titular da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Débora Marques, o poder público tem obrigação de auxiliar o setor, que resiste apesar da crise.  Para isso, outras ações são desenvolvidas, como as readequações das feiras livres, que já dão resultados no CPA II, Praeiro e Duque de Caxias.

“Não é só estética. A entrega de barracas, jalecos, crachás e alvarás nos ajudam a ordenar estes espaços. Os tempos mudaram e o consumidor não é o mesmo, por isso não se pode trabalhar do mesmo jeito que há 20 anos. Portanto, ao investirmos em ordenamento e qualificação estamos fomentando a economia neste setor”, avalia.

Edições futuras

No primeiro dia de capacitação o reitor do IFMT- Campus Belas Vista, Deiver Alessandro Teixeira anunciou a realização de mais uma qualificação voltada ao setor. O próximo curso será dividido em três módulos e terá foco em processamento, manipulação e comercialização de alimentos. 

Segundo ele, a qualificação terá duração de 80 horas e o edital para participação será divulgado nas próximas semanas. “Queremos ligar o nosso nome ao dos feirantes, para que as feiras avancem que as pessoas saibam que estes trabalhadores estão capacitados para oferecer mercadoria segura à população”, afirmou.

Débora lembra que a parceria não apresenta custos à Pasta. “O IFMT abriu as portas para nós e abraçamos esta oportunidade, de oferecer acesso ao ensino de excelência reconhecido nacionalmente.” Ela também destaca que na segunda-feira (17) esta etapa será finalizada e os certificados de participação entregues.