Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

26 de Abril de 2011 08h00

"Cuiabanos aprovam Peixe Santo", afirma Dilemário

26/04/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

"A 20ª edição do Projeto Peixe Santo, instituído pela Prefeitura de Cuiabá, este ano não foi diferente: foi um grande sucesso", disse ontem (25-04) o secretário municipal Dilemário Alencar (Trabalho e Desenvolvimento Econômico). Conforme Alencar, foram comercializadas 465 toneladas em relação às 400 de 2010, "um acréscimo significativo de cerca de 16%; número que aponta um crescimento firme, substancial, da procura pelo pescado do projeto, vendido a R$ 6,00 reais, mesmo preço da Semana Santa de 2010", detalhou. 
 
Segundo o secretário, o sucesso do projeto deve ser comemorado duplamente porque este ano a Semana Santa transcorreu numa data inusitada, de 18 a 22 de abril. "Geralmente acontece no início do mês, quando servidores públicos municipais, estaduais e federais recebem seus proventos. Por coincidir com o recebimento dos salários, a venda dos peixes tende a ser maior. Pode-se dizer que ficamos surpresos em constatar que esse fato se repetiu em datas à frente, dias 18, 19, 20, 21 e 22". 
 
Outra barreira vencida pelo Peixe Santo, de acordo com o secretário, foi a impossibilidade de se adquirir o produto com a utilização de cartão de crédito nos pontos de venda instalados pela Prefeitura em regiões estratégicas da Capital, ao contrário das grandes redes de supermercado, que também ofereceram pescado a preço compatível ao do projeto com a diferença de o consumidor poder pagar com cartão. "Ao invés de o cidadão desanimar com isso, ele compareceu em massa aos pontos de venda do Peixe Santo para comprar o produto pagando à vista. Muitos questionavam não poder usar seus cartões na aquisição de peixes, mas explicamos que esta será uma das inovações do projeto em 2012; mesmo porque ainda não foi utilizada desde o início do projeto, em 91". 
 
Na quinta-feira a tarde, destaca Dilemário, às 16 horas, já não havia mais peixes em cerca de 60% dos pontos de venda, ainda que a procura continuasse de forma intensiva. "Comercializamos 465 toneladas no total, entre o dia 18 e 22, data de encerramento do projeto, ao meio-dia. Se houvesse mais peixe disponível, com certeza seria vendido sem dificuldades, posto que a procura excedeu a oferta. Podemos informar agora que chegamos a 600 toneladas no Peixe Santo de 2011. No geral, o projeto deste ano foi sucesso absoluto". 
 
Na Sexta-Feira Santa, às 10 horas, todos os pontos de venda haviam esgotado seus estoques. "A previsão era de que os trabalhos de comercialização se encerrassem pontualmente ao meio-dia, mas tivemos que antecipar. Não havia mais peixes, fazer o quê? O povo queria, mas os estoques tinham se acabado. Os piscicultores participaram apenas com 100 toneladas, no geral, tornando-se necessário a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico entabular parceria com a Aquamat – Associação dos Aquicultores de Mato Grosso para buscar mais peixes na Baixada Cuiabana e em outros polos do Estado. Somente assim pudemos suprir a quantidade de 465 toneladas comercializadas, acima do volume produzido nos viveiros da Capital". 
 
Dilemário afirma que o prefeito Chico Galindo "foi o grande timoneiro do Projeto Peixe Santo 2011, conduzindo-o a bom termo e com agrado da população de Cuiabá". O prefeito determinou que novidades fossem implementadas no projeto deste ano, com a finalidade de fomentar a comercialização do pescado. "Em 2012 teremos inovações, que o povo cuiabano irá aprovar. Uma delas diz respeito aos cartões de crédito, instrumento que o consumidor vai poder utilizar para comprar o Peixe Santo em vários pontos da cidade, a exemplo da Praça Ulysses Guimarães (onde o Caminhão do Peixe permaneceu estacionado durante toda a Semana Santa), e nas Praças Culturais do Pedra 90, Parque Cuiabá e CPA, além das Praças Ipiranga e 8 de Abril, no centro da cidade, Praça do Tijucal e várias outras".