Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / RECONHECIMENTO

06 de Janeiro de 2021 14h20

Cuiabá é a 11ª melhor cidade do Brasil para negócios no setor agropecuário, aponta pesquisa

06/01/2021

CELLY SILVA

Luiz Alves

Cuiabá é a 11ª melhor cidade do Brasil para fazer negócios no setor agropecuário. É o que aponta o estudo “Melhores Cidades para Fazer Negócios 2.0”, produzido pela empresa Urban Systems para a revista Exame.  No ranking, em que as cidades recebem notas de no máximo 10 pontos, Cuiabá aparece com a com nota 3,22. A primeira colocada, Juazeiro (BA), recebeu nota 3,9. Conforme os pesquisadores, as notas mais baixas nesse ramo demonstram que, apesar de serem destaque, essas cidades não possuem um predomínio de relevância em todos os temas analisados (lavoura e pecuária). Isso porque as cidades avaliadas são apenas aquelas com mais de 100 mil habitantes, ou seja, mais urbanizadas.

Nesse ramo de negócio, Cuiabá se destaca pelo percentual de empregos com média e alta remuneração, que é de 27,21%, o maior entre os setores da economia avaliados na pesquisa (Comércio, Indústria, Mercado Imobiliário, Serviços, Agronegócios e Educação). O crescimento de 693,32% das exportações também pesou favoravelmente nessa balança, conforme dados do Ministério da Economia.

Para o secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, o resultado da pesquisa demonstra que Cuiabá está e continuará trilhando o caminho certo. "Vamos fortalecer e potencializar o capital humano, porque ele é o sustentáculo de um desenvolvimento econômico forte, com pessoas com uma boa remuneração, como mostrou a pesquisa, e a gente só consegue isso se tiver pessoas qualificadas e capacitadas", disse. O secretário também aponta que, além do acpital humano, é preciso investir em infraestrutura para robustecer o outro ponto positivo da Capital na pesquisa, que é a exportação. Por isso, ele defende a implantação da ferrovia na capital de Mato Grosso. "Cuiabá tem todos os meios de transporte necessários ao agronegócio, só falta um e por isso a importância de termos uma estação ferroviária , visando a exportação, mas também a importação. Faz parte do planejamento da gestão Emanuel Pinheiro inserir Cuiabá e toda a região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá nessa rota do desenvolvimento", afirma.

A pesquisa

O levantamento da Urban Systems avalia as 326 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes e monta um ranking das 100 mais atrativas para o desenvolvimento de negócios, considerando condições específicas através da metodologia de análise estatística IQM – índice de qualidade mercadológica.

Para avaliar o ambiente de negócios no setor da Agropecuária, foram levados em conta oito indicadores, além de outros ligados ao macro cenário da pandemia de covid-19, que afetou a economia de todo o mundo. Dentre os oito indicadores estão: empregos com média e alta remuneração, crescimento da produção da lavoura permanente e da lavoura temporária, produtividade da lavoura permanente e da temporária, crescimento da produção pecuária, crescimento da exportação e saldo de empregos no setor.