Terça, 01 de outubro de 2019, 10h51
A- |  A+

Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / VALORIZAÇÃO

Comerciantes de rua recebem capacitação sobre empreendedorismo

O objetivo é fazer com eles tenham um olhar empreendedor sobre seus investimentos


Organização, foco e empreendedorismo. Estes foram alguns dos temas abordados na primeira etapa da capacitação de comerciantes de rua de Cuiabá, realizada pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, na segunda-feira (30). Cerca de 100 trabalhadores participaram do encontro que contou com parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A ação, inédita no Município, teve como foco os vendedores de alimentos e deve se estender a outras duas capacitações. “A proposta é fazer com eles tenham um olhar empreendedor sobre seus investimentos. Isso é um tipo de negócio e precisa ser encarado assim. Ou seja, é necessário pensar em ampliação, aprimoramento e geração de emprego e renda”, explica a titular da Pasta, Débora Marques.

A ação faz parte do processo de concessão de 150 Termos de Permissão de Uso (TPU) aos ambulantes. Os documentos, que garantem a legalidade da atividade, serão entregues no dia 16 de outubro. É importante reforçar que o procedimento também incluí outras fases, como cadastramento e entrega de documentação na sede da Secretaria.

Na opinião de Débora, a concessão do TPU vai ao encontro dos princípios de empreendedorismo abordados ao longo do evento. “A entrega do Termo dá a eles legitimidade para trabalhar, permitindo que possam investir mais. Além disso, esta é uma ferramenta utilizada para manter a organização equilibrada dos espaços públicos”, diz.

O discurso é reforçado pelo presidente da Associação dos Vendedores de Alimentos do Centro Histórico de Cuiabá, Manoel de Andrade. “Deste modo, o trabalhador passa a ter direitos e deveres a cumprir. É isso que precisamos para pagar nossos impostos e trabalharmos corretamente, com qualificação. A partir de ações como essa podemos ter projetos, porque sabemos onde podemos trabalhar e qual o espaço de cada um.”

Em maio, o prefeito Emanuel Pinheiro entregou 50 Termos durante reunião realizada na Prefeitura de Cuiabá. Na ocasião, foi anunciada a criação do projeto para a capacitação, que foi realizado no auditório da Secretaria de Assistência Social. A programação inclui ainda questões como atendimento e o manuseio de alimentos, contexto no qual a Secretaria contará com auxílio da Vigilância Sanitária.

 

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Galeria de Fotos:

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá