Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

16 de Setembro de 2011 16h09

Campanha da Semana do Peixe comercializou mil quilos de pescado

16/09/2011

Assessoria da Smtde – (8453-5048)

O evento provmovido pela Prefeitura de Cuiabá e Ministério da Pesca foi realizado nesta sexta-feira na praça Alencastro.

O secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico Dilemário Alencar e o Superintendente Federal da Pesca em Mato Grosso Valter Santana, lançaram, nesta sexta feira (16/09), a campanha da Semana do Peixe com mote “Inclua pescado na sua alimentação. É gostoso e faz bem a saúde”. O lançamento foi realizado na praça Alencastro, no centro de Cuiabá.

“A meta da campanha é popularizar ainda mais o consumo do peixe em nossa cidade. Pesquisas apontam que o peixe traz benefícios à saúde. O ministério da Saúde recomenda o brasileiro a comer peixe fresco pelo menos duas vezes por semana. A pescado oferece ferro, vitamina B12, cálcio e aminoácidos essenciais que auxiliam na constituição de proteínas, que são essencias, por exemplo, para o fortalecimento dos ossos, do sistema imunológico e até a diminuição de doenças como o câncer”, disse Dilemário.

Os organizadores do evento distribuíram cartilhas ao público presente com informações sobre os benefícios que o consumo de pescado proporciona à saúde, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra e de como limpar e conservar o pescado. O evento também contou com a participação do Caminhão Feira do Peixe da Prefeitura. Através do caminhão a Associação dos Piscicultores de Mato Grosso comercializou peixes direto do produtor para o consumidor.

“Os piscicultores comercializaram aproximadamente mil quilos de peixes de várias espécies criados em viveiros. A procura foi grande pela população, pois o quilo do pescado ficou entre 6,00 a 11,00 reais, ou seja,  a um preço bastante acessível. As espécies comercializadas foram pacu, tambatinga, pintado e tambacu”, informou Dilemário.

A campanha da Semana do Peixe prossegue amanhã (17), no Museu do Rio, no bairro do Porto, a partir das 9 horas, e vai até o próximo dia 24 com a distribuição de panfletos e cartazes que estimulam o consumo do peixe em restaurantes, supermercados e feiras livres.