Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ

04 de Abril de 2018 11h10

Audiência pública discute a municipalização do Distrito Industrial

04/04/2018

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou na noite desta terça-feira (04) da primeira audiência pública para discussão sobre a municipalização do Distrito Integrado, Industrial e Comercial de Cuiabá (DIICC). Dentre as etapas previstas no cronograma até elaboração da minuta do Projeto de Lei, os empresários locais e população debaterão sobre os interesses e benefícios da doação definitiva da área, que é administrada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), para que o município pólo promova o ordenamento e gerenciamento do DIICC.

Atualmente o distrito comporta aproximadamente 330 empresas (implantadas, em implantação e reservas), com aproximadamente 70% em funcionamento e gera cerca de 4.746 empregos direitos, nos mais variados setores.

“Neste momento seria necessário avançar um pouco.  Isso para mim, não é uma nova responsabilidade é a consolidação de uma parceria. Os problemas acontecem no município, o estado e a União são abstratos, e devem atender, em comum acordo, às questões municipais. Hoje estamos consolidando esse início da tão sonhada municipalização, por que é importante para Cuiabá e cria mecanismos para atração de novos investimentos”, ressaltou o prefeito.

Em 2017, a Prefeitura de Cuiabá enviou um ofício a Sedec-MT solicitando a doação da área para a gestão administrativa do DIICC.

“Logo que assumi, o secretário me procurou trazendo essa demanda e elucidando o interesse da Prefeitura pela municipalização do distrito industrial. Reportei ao governador a solicitação, e ele entendeu que a política industrial deve ser feita pelo Governo, visando a discussão de uma política macro, para atração de investimentos para todo o estado e municípios. Mas, cada município também deve preparar seu plano de atração para ajudar o estado e trabalharmos juntos”, explicou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Carlos Avalone.

Em pouco mais de um ano de gestão, o chefe do executivo municipal já destinou para o distrito industrial melhorias na infra-estrutura, como por exemplo, a implantação de 7 quilômetros de extensão de rede de iluminação pública, mutirão de limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos, as operações tapa-buraco, os recentes êxitos na elaboração da nova Lei da Publicidade e ainda a desburocratização na emissão de alvarás para os empresários, além de muitos outros projetos que estão previstos, como a construção de uma creche e do Parque dos Trabalhadores que será lançado ainda este mês pelo prefeito.

“Este é o anseio do governo e do nosso prefeito, já temos um trabalho grande em desenvolvimento no distrito industrial em que a gestão municipal tem pontuado várias ações para essa região, teremos a nova lei que passará pela câmara municipal para ser implementada daqui uns dias, o Pro Cuiabá com a lei de incentivo fiscal, e outras muitas ações que estão sendo programadas vindo ao encontro desse grande momento, que é a municipalização”, disse o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney.

Também estiveram presentes na audiência os vereadores Lilo Pinheiro, Paulo Araújo, Orivaldo da Farmácia, Luís Cláudio, Demilson Nogueira, e também do secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, do secretário adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Lucas Barros, da presidente  da Associação das Empresas do Distrito Industrial, Margareth Buzetti e representantes das indústrias.