Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / OPORTUNIDADE

17 de Maio de 2019 12h15

Artesãos participam do 13ª Festival de Siriri

17/05/2019

ANDRÉ GARCIA SANTANA

Davi Valle

Membros da Associação Homens e Mulheres Fibra levarão elementos do artesanato e culinária local ao 13º Festival de Siriri, que começa nesta sexta-feira (17) e segue até o domingo (19). O evento vai reunir milhares de pessoas no Museu do Rio, na Orla do Porto, ampliando a visibilidade do trabalho e contribuindo para a geração de renda para dezenas de profissionais.

A titular da secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Humano, Débora Marques, explica que, diante da proposta de resgate tradicional do Festival, surgiu a ideia de incluir os artesãos na iniciativa. “A maior parte da produção destes trabalhadores está diretamente ligada à tradição cuiabana. Então vimos uma excelente oportunidade de divulgar o seu trabalho e enriquecer ainda mais o evento”, explicou.

Débora destaca ainda que a ação é fruto de parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Sendo assim, o público encontrará opções em chinelos, bolos, colares, tapioca, roupas, doces, tapetes, reproduções sacras, compotas, porções de pixé, e muitos outros.

A Associação existe há um ano e possui um total de 160 profissionais registrados. De acordo com o vice-presidente, Luís Moreira, a criação da entidade surgiu da necessidade de fortalecer o segmento. “Uma pessoa sozinha não teria esse espaço, então é a união que fortalece nossa causa”, afirma.

O Festival, resgatado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, acontece neste final de semana (17, 18 e 19 de maio). Para esta edição, oito grupos foram selecionados, de acordo com sua história. Os participantes são: Flor Ribeirinha, Flor do Campo, Flor do Atalaia, Flor do Cerrado, Raízes Cuiabanas, Coração Franciscano, Voa Tuiuiú e São Gonçalo Beira Rio.