Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / COMUNICADO

04 de Fevereiro de 2022 15h36

Após notificação, Secretaria de Agricultura recebe resposta formal do CIEE referente ao atraso salarial de estagiários

04/02/2022

EMILY MAGALHÃES

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, recebeu uma resposta formal do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) com relação à solução da recorrência de atrasos salariais referente à prestação de serviços dos estagiários que atuam perante o Executivo. A pasta havia encaminhado uma notificação à instituição, visto que o município mantém convênio junto ao CIEE para a contratação de estagiários e mantém os pagamentos rigorosamente em dia.

Atualmente 208 estudantes participantes do programa de estágio atuam nas pastas do Executivo, sendo 35 de nível médio e 173 de nível superior. Os estudantes são das seguintes áreas: Ciências Biológicas, Direito, Contabilidade, Georreferenciamento, Administração, Construção Civil, Secretariado, Comunicação, Economia, Informática, Agronomia, Contabilidade, Educação, Farmácia, Serviço Social, Engenharia De Transportes, Letras, Meio Ambiente E Psicologia.

Na resposta formal, o CIEE primeiramente pede escusas por eventual transtorno que tenha sido causado ao Executivo e aproveitou a oportunidade para reforçar o comprometimento e o empenho no cumprimento das obrigações referentes ao contrato firmado. Além disso, a instituição esclarece que os sistemas e procedimentos internos foram otimizados e a mudança para o novo sistema (modernização) não aconteceu de forma totalmente automatizada, acarretando em instabilidade operacional nos últimos meses e, consequentemente, em inconsistências. Destacou também que foi procedido com o processamento das folhas de pagamentos e que não mais ocorreram atrasos sistêmicos em relação ao pagamento da bolsa-auxílio dos estagiários da Prefeitura de Cuiabá.

O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, reforçou que a Prefeitura, desde o início da contratação dos serviços com o CIEE, sempre honrou com o compromisso de efetuar o repasse financeiro regularmente, dentro do prazo estabelecido entre as partes.  Ainda destacou que, no ano de 2021 o Executivo investiu em capacitação de 50% dos estagiários para entenderem o funcionamento da máquina pública. A meta para 2022 é que o projeto seja retomado e 100% dos estagiários sejam capacitados.

“Uma das preocupações da gestão Emanuel Pinheiro é garantir uma boa formação que começa pelo estagiário e nós trabalhamos a qualificação da mão de obra desses profissionais que tiveram a oportunidade de entrar no mercado de trabalho. No ano passado, iniciamos um programa de capacitação dos estagiários em parceria com o CIEE. Capacitamos cerca de 50% dos estagiários que atuam no município para entenderem como funciona a máquina pública. Com a situação que ocorreu, ficamos preocupados com a possibilidade de rescisão dos contratos, mas o CIEE fez os ajustes internos necessários e regularizou a situação. Agora, a nossa expectativa é dar continuidade ao projeto para que 100% dos estagiários sejam capacitados esse ano”, afirmou o secretário.