Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico / ENTREVISTA

18 de Janeiro de 2018 11h14

Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento atingem resultados significativos no primeiro ano da gestão Emanuel Pinheiro

18/01/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

A Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico foi criada com o propósito de formular, coordenar e executar políticas públicas que visem o desenvolvimento econômico,  para isso está focada no cultivo, criação e produção, abastecimento e  incremento rural visando o fortalecimento da agricultura familiar. Apoio à geração de empregos e renda, gerando estímulo ao crescimento dos setores da indústria, comércio e serviços, com ênfase na população de baixa renda, além do fortalecimento do apoio à organização e comercialização de seus produtos são seus outros nichos.

Em 2017, a pasta executou importantes ações que contribuíram com a valorização dos trabalhadores da grande Cuiabá, sejam eles da zona rural ou da área urbana. Ao longo do ano foram realizadas ações (algumas delas inéditas outras já tradicionais), como o Projeto Peixe Santo, Programa Nosso Peixe, Seminário do Pescado, além de workshop, e capacitações. 

Na Agricultura familiar o recadastramento dos feirantes e permissionários da Central de Abastecimento de Cuiabá e reorganização das feiras livres entre elas a dos permissionários​ do  Mercado do Porto, foram ações que mereceram destaque. 

No Sine Municipal o encaminhamento pelo órgão de 1.800 trabalhadores, 5.970 entradas de processo de Seguros Desemprego, a emissão de 4.496 Carteiras de Trabalho confeccionadas, Restruturação do Conselho Municipal do Trabalho, e o levantamento e mapeamento de 50 Pontos Fixos existentes em espaços públicos para Comércio de Alimentos (Praças, Barracas, Quiosques) e mais de 380 novas empresa abertas através do Micro Empreendedor Individual - MEI.

A pasta é comandada por Vinicyus Hugueney (27). Filho do vereador Clovito Hugueney (in memoriam), Vinicius  teve a oportunidade de acompanhar desde cedo, a carreira politica do pai e conhecer de perto todas as dificuldades da população cuiabana. Formado em Empreendedorismo, antes de ingressar na carreira política, era empresário. Eleito vereador em 2016 com 3.576 votos, hoje está licenciado para atuar como Secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico da gestão Emanuel Pinheiro.

“Para mim está sendo um grande desafio. Acredito que seja isso que me impulsiona a fazer mais e melhor pelo nosso povo, obedecendo às determinações do nosso prefeito Emanuel Pinheiro, eu e minha equipe vamos seguindo em frente com o desejo de realizar muito mais pela nossa cidade”, orgulha-se.

Qual foi  o maior desafio neste primeiro ano à frente da secretaria?

Vinicyus Hugueney - Considero sem sombra de dúvida como maior desafio neste primeiro momento (primeiro ano da gestão) à frente da secretaria a falta de credibilidade dos munícipes nas ações e a descontinuidades dos planejamentos implantados anteriormente, a desorganização documental e a falta de uma base de dados que alicerce as ações concretas das diretorias afins. O alinhamento da nova equipe da SMATED em consonância com os anseios da população e o plano de governo da atual gestão proporciona uma descontinuidade sistêmica que detém algum prazo para que isso possa ser sanado.

Como será possível ampliar os serviços da prefeitura em 2018?

Vinicyus Hugueney - A ampliação será possível com a construção de um planejamento estratégico das diretorias de forma ordenada e transversal um reordenamento de ações internas e capacitação dos funcionários para a execução das ações da secretaria  além da implantação de uma estratégia de armazenamento de dados das ações desenvolvidas (Menor perdas de dados) que de forma organizada dimensionem as estratégias e permitam um mecanismo de mensuração do grau de aprovação da sociedade em relação aos trabalhos desenvolvidos por esta secretaria. Torna-se necessária a implantação de metodologias e indicadores que possam, de forma clara, demonstrar isso inclusive para

Como será possível ampliar os serviços da prefeitura em 2018?

Vinicyus Hugueney - A ampliação será possível com a construção de um planejamento estratégico das diretorias de forma ordenada e transversal um reordenamento de ações internas e capacitação dos funcionários para a execução das ações da secretaria  além da implantação de uma estratégia de armazenamento de dados das ações desenvolvidas (Menor perdas de dados) que de forma organizada dimensionem as estratégias e permitam um mecanismo de mensuração do grau de aprovação da sociedade em relação aos trabalhos desenvolvidos por esta secretaria. Torna-se necessária a implantação de metodologias e indicadores que possam, de forma clara, demonstrar isso inclusive para a sociedade e gestão municipal.

Qual o programa ou projetos o senhor destaca com melhor aceitação diante da população cuiabana?  

Vinicyus Hugueney - A Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico possui uma vasta área de atuação com demandas de programas e ações voltadas sempre visando o desenvolvimento da sociedade de forma ordenada, coesa e consolidada. Dentre os mais aceitos pela população cuiabana destacamos o SINE, o Projeto Peixe Santo e a as Feiras Livres projetos e ações que atendem demandas populares e que criam e potencializam para esta Secretaria responsabilidade de sempre melhorar seus serviços.

As parcerias devem ser ampliadas e de que forma para o próximo ano?

Vinicyus Hugueney - Este ano a SMATED e a PMC se fortaleceram muito com algumas parcerias e mais uma vez sentimos a força e a eficácia de ações desenvolvidas de forma coletiva. Acreditamos na união para a melhoria do bem comum e entendemos que este tipo de gestão deverá ser incrementado e fortalecido para atingirmos nossos objetivos de forma mais acertada e célere. A Secretaria passa por um momento de construção com a colaboração de novos parceiros e o entendimento e apoio de vários Ministérios Federais, parcerias concretas e o apoio da Bancada Parlamentar de Mato Grosso já trouxeram e trarão ainda mais investimentos importantíssimos ao fortalecimento das cadeias produtivas locais e aumentaram de forma significativa o impacto das ações da secretaria na sociedade cuiabana. De maneira local podemos também apreciar as parcerias com o SEBRAE, shopping Popular, Associações de classe, Associação de criadores de suínos e muitos outros que buscam auxiliar os trabalhos de ponta da SMATED promovendo desenvolvimento à população.

O senhor acredita que com as novas ferramentas de comunicação, o cidadão tem procurado mais os seus direitos e com isso tem contribuído para melhorar na prestação de serviços?

Vinicyus Hugueney - Sim com certeza as ferramentas de comunicação vieram pra ficar estão mais eficientes, rápidas e possuem aceitação e credibilidade, pois são elementos norteadores que além de divulgar com uma amplitude muito maior nossas ações são elementos de consulta e correção para um necessário Feedback  com a sociedade cuiabana embora exijam respostas mais rápidas e uma sintonia continuada com tudo que estamos fazendo ou propondo a fazer.

As pastas possuem fundos ou arrecadação? Como tem sido aplicados esses recursos? E como a população tem recebido o retorno desses investimentos?

Vinicyus Hugueney - A SMATED possui fundos (FUMPAGRO, FUNGER), e também arrecadações (Uso e Ocupação do Solo), mas uma vez que atendemos alicerçados sobre quatro diretorias deveríamos possuir um aporte financeiro mais robusto, tal fato se tornou ainda mais visível com a criação da Secretaria Municipal de Agricultura onde as demandas mais abrangentes passaram a fazer parte das nossas ações com uma visão mais incrementada e que deve obrigatoriamente serem vistas como elementos de despesa maiores e de forma continuada.

Não obstante disso, a Secretaria também está organizando e otimizando os caminhos legais, de forma a dar mais agilidade e transparência para que sejam realizados os trabalhos de emissão de autorizações de uso e ocupação do solo, regularizando o comércio ambulante de comida de rua, feiras livres e demais passando também a gerar fonte de arrecadação para o município.

É possível levantar qual o número de atendimentos realizados pelas secretarias?

Vinicyus Hugueney -Temos ainda algumas dificuldades de efetuar esses levantamentos de forma precisa, pelas frequentes modificações nas ações da secretaria, mas por estimativa podemos fazer uma excelente aproximação embora ainda não tenhamos um elemento marcador (marco zero) ou um software de arquivamento de dados. Por isso, ainda temos muitas informações que são perdidas, entretanto, isso deverá ser corrigido em breve, para que todas as ações planejadas e mapeadas sejam devidamente registradas conferindo a gestão muito mais eficiência e impacto nas demandas de nossa capital.

Caso sua secretaria tenha Ouvidoria, como tem sido o atendimento pela Ouvidoria, e qual o índice de resolutividade?

Vinicyus Hugueney - A SMATED não possui ouvidoria. Contudo possuímos um canal de comunicação junto a gestão, onde todas as demandas relacionadas junto aos anseios dos cidadãos e melhorias a serem realizadas possuem uma resolutividade de curto prazo.

Em relação às ações realizadas internamente, principalmente na qualidade de vida do servidor? E quais foram?

Vinicyus Hugueney - Podemos destacar o reordenamento dos setores quanto ao local e servidores; capacitações e treinamentos e melhoria na estrutura física da secretaria. 

Quais as suas expectativas para o próximo ano? O que pretende implantar dentro da pasta?

Vinicyus Hugueney - Temos excelentes expectativas para o próximo ano, a Secretaria está leve, dinâmica e com um quadro funcional competente e participativo, hoje temos elaborado e acompanhado o trâmite de bons projetos, de forma individual e em parcerias. Estamos cada vez mais focados em nossas ações de forma a concentrar esforços em direção a melhor qualidade dos serviços prestados a nossa população. Para isso,  a aproximação institucional nas esferas municipal, estadual e federal é fundamental junto com uma apresentação pública (Prefeitura/Secretarias) de forma séria e inteligente,  têm sido um mecanismo, embora ainda tímido, muito eficiente com um potencial imenso ainda a ser explorado garantindo o sucesso da proposta desta gestão de sucesso.

Os trabalhos realizados junto aos parceiros e convênios estão em estágio final passando assim para a fase de execução, tais como os cursos de qualificação profissional a serem ofertados com o apoio do Ministério do Trabalho.  Os convênios firmados e projetos junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, entre outros, é que promoveram o maior alcance e resultado real no desenvolvimento no município de Cuiabá.