Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico /

20ª edição do Projeto Peixe Santo é comemorada em Cuiabá

19/04/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

O secretário Dilemário Alencar, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico da Capital, reuniu ontem (18-04) à noite, no Clube do HSBC, colegas de Prefeitura, jornalistas, parlamentares e lideranças comunitárias para comemorar o sucesso da 20ª edição do Projeto Peixe Santo. O projeto teve início hoje cedo, a partir das 12 horas, e conta com cerca de 100 pontos de vendas em Cuiabá. Conforme Dilemário, o sucesso é inegável, e ele prevê que mais de 500 toneladas de pescado serão comercializadas até Sexta-Feira Santa, a preços acessíveis à população de baixa renda (R$ 6,00 kg, com vísceras).

Dilemário cumprimentou os presentes em nome do deputado estadual Luiz Marinho, 'defensor intransigente desse projeto', e explicou que o Peixe Santo de 2011 sofreu inovações, o que possibita projeções otimistas para as próximas edições. "Pensamos em facilitar o deslocamento das pessoas até os pontos de venda. Não precisam nem sair das regiões periféricas, pois os pontos foram instalados em setores estratégicos da cidade, de modo a encampar 90% dos bairros da Capital. O prefeito Chico Galindo  determinou que o Peixe Santo esteja presente à mesa cuiabana, e isto será possível, sim. Somente hoje, segunda, foi comercializada quase uma tonelada, 950 quilos".

Esta nova roupagem do projeto trouxe benefícios diversos, não apenas para quem adquire o pescado, mas também para os produtores, observou Dilemário. "O Peixe Santo começou em 91, de modo tímido, já com a finalidade de fomentar a comercialização de peixes criados em viveiros e gerar renda para os piscicultores. Estrangulou-se, por outro lado, a figura do atravessador, que lucrava fácil às custas do esforço dos piscicultores humildes. O preço do Peixe Santo é socialmente justo e sua qualidade excelente, em face das técnicas modernas adotadas pelos produtores. O projeto tornou-se assim tradição em Cuiabá, além de contribuir para forçar a redução de preços do pescado nos supermercados maiores e diminuir a pressão de pesca no Rio Cuiabá e outros mananciais".

A participação do Caminhão do Peixe no projeto também é um auxílio extra ao projeto em 2011,  somando-se à campanha institucional lançada na mídia pela Prefeitura de Cuiabá, com estampa chamativa presente nos uniformes utilizados pelos vendedores nas barracas montadas em todos os polos da cidade. "A parceria entabulada com a Associação dos Aquicultores de Mato Grosso - Aquamat, Polícia Militar de Mato Grosso - PMMT, Secretaria Estadual de Meio Ambiente - Sema e vários órgãos municipais de Cuiabá (Vigilância Sanitária, Companhia de Saneamento da Capital, Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano) está sendo igualmente importante para o êxito dos trabalhos do Projeto Peixe Santo este ano, sob a coordenação da SMTDE", afirmou.

Mais informações pelos telefones:
3313 3332 e 8451 5457